segunda-feira, 26 de setembro de 2016

UNIDADE MÓVEL DO BIBLIOSESC visita BIBLIOTECA TAVERNARD dentro da programação local da Campanha Mundial DIA DE LER TODO 2016



A Campanha Mundial #DIA DE LER TODO 2016, movimento de incentivo a leitura que ocorreu em várias cidades brasileiras no dia 20 de setembro de 2016, teve o encerramento da programação local no dia 24 de setembro (sábado) de 09h às 12h por ocasião da visita da UNIDADE MÓVEL DO BIBLIOSESC no espaço da Biblioteca Tavernard.
Cerca de 70 participantes estiveram presentes no evento de incentivo a leitura, entre crianças, adolescentes e adultos. Teve a participação especial do poeta e escritor paraense Apolo da Caratateua que com seu carisma declamou suas poesias ao público presente.
Às crianças tiveram um papel de destaque na programação, pois foram elas que apresentaram suas narrativas, cada uma contando uma história e interagindo com outras crianças. Todas sem embaraço, alegres e com uma energia contagiante aproveitaram o espaço para colocar suas criatividades literárias e de leitura em prática.
Neste meio uma surpresa foi a elaboração de um livro artesanal feito pelo estudante Welbert Bonifácio, 10 anos, cujo título “O gato que queria ser artista”. O material foi elaborado pelo próprio estudante, utilizando com sua criatividade papel A4, elaborou figuras utilizando lápis grafite e caneta esferográfica. Foi algo realmente muito significativo e que marcou o evento.
Inclusive a Biblioteca Comunitária vai a partir desta iniciativa realizar oficinas com todas as crianças a fim de cada um escrever seu livro dentro do projeto “Escritor Tavernard Mirim”.  A ideia é reunir todos os trabalhos em único livro com as obras das crianças e fazer uma tarde de autografo.
Tivemos um revezamento entre os voluntários Valdemir Silva, Wenderson Paes e Eliete Farias na mediação de histórias. Logo após foi a fez do poeta Apolo da Caratateua, também fazer sua apresentação e servir de inspiração para às crianças e futuros escritores.
Houve também a visita monitorada na Unidade Móvel do BIBLIOSESC, onde a bibliotecária responsável explicou sobre o funcionamento da unidade, seu acervo e atividades. Muitas das crianças presentes estavam pela primeira vez conhecendo uma biblioteca itinerante e ficaram encantadas pelo espaço. 

Texto em construção e revisão....














Fonte: Biblioteca Tavernard

Nenhum comentário:

Postar um comentário