quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BIBLIOTECA TAVERNARD E HOSPITAL ABELARDO SANTOS INAUGURAM ESPAÇO DE LEITURA PARA CRIANÇAS


Destacamos abaixo a matéria na íntegra publicada na Agência Pará de Notícias: 

Aspecto geral do Espaço de Leitura infantil no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos. Foto: Valdemir Silva/ Biblioteca Tavernard


O pequeno Samuel Gomes, de apenas um ano, ainda não saber ler, mas foi um dos primeiros pacientes a estrear o novo espaço de leitura para crianças implantado pelo Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, que começou a funcionar nesta terça-feira (20). Cercado por dezenas de livros coloridos, o pequeno se divertiu folheando as historinhas infantis auxiliado pela mãe, Alineide Gomes, 28. A iniciativa de criar um ambiente de estímulo à leitura voltado para crianças nasceu a partir de um projeto elaborado por um funcionário do hospital, que se voluntariou para coordená-lo, e recebeu o apoio da Imprensa Oficial do Estado (IOE).

Bibliotecário por formação, Valdemir Monteiro é agente administrativo no Abelardo Santos, mas antes de ter o seu projeto encampado pelo hospital, já atuava como coordenador da biblioteca comunitária Antônio Tavernard, em Icoaraci. Valdemir decidiu propor a implantação do espaço à diretoria do hospital ainda no meio do ano e recebeu todo o respaldo. A iniciativa também ganhou incentivo da IOE, que doou duas estantes, mesas, cadeiras e quase 200 livros para a operacionalização das atividades.

“Como eu também mantenho um projeto social em Icoaraci com a biblioteca comunitária Antônio Tavernard decidi fazer essa parceria com o hospital Abelardo Santos, trazendo a minha experiência para colaborar com essa iniciativa. Pensamos em utilizar o espaço da urgência e emergência, por onde passa um grande número de crianças, para a instalação desse ambiente. Esta é uma iniciativa que beneficia o desenvolvimento das crianças, a interação com os pais e também ajuda a amenizar o desconforto por estar em um hospital”, explica Valdemir.
O espaço de leitura funciona no setor de espera da urgência e emergência, mas em breve será transferido para o ambulatório, que dispõe de uma área mais ampla para que as crianças possam interagir mais entre si e com os livros.

 “Achamos interessante a proposta do Valdemir de implantar este espaço lúdico aqui na área da urgência. Hoje, com este novo perfil do hospital, mais voltado para a área pediátrica, é importante manter uma biblioteca destinada a este público. A criança e os pais já chegam aqui numa condição delicada, de fragilidade, e nesse contexto os livros podem ajudar a amenizar esse desconforto. A ideia é que este espaço se torne permanente tanto aqui quanto no novo hospital que está construção”, explica Marcelo Wanzeler, diretor financeiro do Abelardo Santos.

Alineide Gomes, mãe de Samuel, decidiu aproveitar para conhecer o espaço junto com o filho na saída de uma consulta. "Não sabia que o hospital tinha esse ambiente para crianças. Por coincidência, estávamos saindo de uma consulta quando eles abriram as atividades para o público, então decidi trazer o Samuel para conhecer. É importante ter um espaço desses para as crianças se distraírem. Ele ainda não lê, mas já se interessa pelas figuras que vê nos livros. Também tenho uma filha de 8 anos que ia adorar conhecer isso aqui”, contou.

A biblioteca será gerenciada por Valdermir Monteiro e Eliete Farias, funcionária do setor de Educação Permanente do hospital, que destaca a importância da campanha de doação de livros e do apoio da IOE neste trabalho. 

“Iniciamos em junho uma campanha junto aos colaboradores e usuários do hospital para a doação de livros. Assim garantimos a variedade de conteúdo oferecido às crianças e também aos acompanhantes. Neste ponto, o apoio da a IOE foi fundamental, pois além do mobiliário, eles que nos deram a maior parte dos livros doados por meio do projeto Livro Solidário”, frisou.

Além do Hospital Abelardo Santos, a Imprensa Oficial do Estado mantém uma extensa rede de atuação por  meio do projeto Livro Solidário, que inclui comunidades ribeirinhas, associações de bairro, escolas e também hospitais como a Fundação Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Público Estadual Galileu. Além da arrecadação de livros por meio de campanhas de doação, o projeto consegue oferecer, a partir de parcerias, os móveis e a estrutura básica para a instalação de espaços de leitura.

 
Mãe e filho no Espaço de Leitura enquanto esperam atendimento. Foto: Sidney Oliveira/ Ag. Pará.


Aspecto do Espaço de Leitura no setor de Urgência/ Emergência. Foto: Sidney Oliveira/ Ag. Pará. 

Eliete Farias, servidora do Hospital e uma das idealizadoras do espaço. Resultados de parceiras entre Biblioteca Tavernard e Imprensa Oficial. Foto: Sidney Oliveira/ Ag. Pará. 

Valdemir Silva, servidor do Hospital, através de parceria com a Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard foi possível colocar em prática o Espaço de Leitura. Foto: Sidney Oliveira/ Ag. Pará. 




Fonte: por Diego Andrade. Agência Pará. Disponível em: http://www.agenciapara.com.br/Noticia/135725/hospital-abelardo-santos-inaugura-espaco-de-leitura-para-criancas. 21/09/2016 10:44h

Nenhum comentário:

Postar um comentário