terça-feira, 20 de setembro de 2016

BELÉM RECEBE O II ENCONTRO DO SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS



No período de 19 a 21 de setembro de 2016, ocorrerá à programação do II Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas na Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém.

Promovido pela Diretoria de Leitura e Informação será também realizado de forma paralela o III Encontro de Contadores de História da Amazônia com o tema “Nem te conto”.  A expectativa da coordenação é que mais de 500 pessoas participem do evento.

Estarão reunidos profissionais da área de bibliotecas, bibliotecários, pedagogos e áreas afins, será um encontro de bibliotecas públicas ativas no Estado do Pará, contando inclusive com as Bibliotecas Comunitárias. 

O encontro terá em sua programação painéis, cursos e oficinas interessantes com a temática sobre Biblioteca e Comunidade, o papel social das Bibliotecas Públicas, narrativas em hospitais e captação de recursos.

A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, coirmã e parceira da Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard, fará na terça-feira, dia 20, a partir de 8h, uma mesa sobre as experiências partilhadas, entre elas, a bibliotecária Terezinha Lima que irá apresentar o projeto da Biblioteca Avertano Rocha, que por meio do trabalho de leitura feito com os moradores de rua pode ser contemplada com edital nacional do Prêmio Viva Leitura 2016 do Ministério da Cultura. 

Também haverá através do Movimento dos Contadores de História e a Secretaria de Educação de Belém, no Cemitério da Soledade, a “Noite Visagenta” com contações de histórias de assombração com o escritor Walcir Monteiro.

Ocorrerá também o Sarau Literário “A Noite é uma Palavra”, tendo como convidados os poetas paraenses, Heliana Barriga, Juraci Siqueira, Paulo Vieira e Clei Souza que farão declamações de poemas autorais. A programação ainda terá a participação de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Izabel, do bairro do Atalaia.

Ressaltamos que este ano não haverá a participação da Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard em razão de contratempos e também das obras que estão a todo vapor no espaço cultural. 

Fonte: texto adaptado da Agência Pará de Notícias. Biblioteca Tavernard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário