A 8ª edição
do Prêmio Viva Leitura contemplou com o prêmio de R$ 25 mil iniciativas de Belém (PA), Porto Alegre (RS), Brasília
(DF) e Santa Cruz do Sul (RS), dentro das quatro categorias que compõem a
premiação. Além deles, outros cinco projetos conquistaram a menção honrosa José
Mindlin.
Houve um
total de 1.467 projetos inscritos nas quatro categorias.
Na categoria
1, Biblioteca Viva, o projeto vencedor foi o da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, intitulado Tornar
visíveis os invisíveis, um desafio instigante: experiência da Biblioteca
Pública Municipal Avertano Rocha e do Centro Pop. O espaço, localizado no
pequeno distrito de Icoaraci, no município de Belém, conseguiu atrair população
em situação de rua, que passou a participar de diferentes atividades na
biblioteca: oficinas, exibição de filmes, saraus literários e empréstimo de
livros e CDs. Um dos fatores para essa atração foi a pactuação de confiança de
empréstimos sem exigência de comprovante de residência.
Na categoria
2, Escola Promotora de Leitura, o primeiro lugar ficou com a Escola
Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Felizardo Prestes, estabelecimento de
ensino pertencente à Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). O projeto Pacto
pela Leitura - Formação de Pais Leitores, coordenado pelas professoras
Cláudia Sepé e Sandra Holleben, levou os pais dos alunos de uma área de grande
vulnerabilidade social a participar ativamente das atividades de leitura com os
filhos em fase de alfabetização. O intuito era tornar a leitura uma prática que
não se esgotava na escola, o que impulsionou os adultos a voltar a ler e
acompanhar seus filhos.
Na categoria
3, Territórios da Leitura, quem levou o prêmio foi o projeto Literatura
Cura, do Instituto Chamaeleon, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
(Oscip) de Brasília que usa a leitura como instrumento para ajudar a curar
traumas com crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual, bem
como em mulheres vítimas de agressão moral e psicológica. Atividades como curso
e oficinas de contação de histórias, produção de textos, criação de poesia e
leitura dramática foram realizadas no espaço com acompanhamento de psicólogos e
pedagogos capacitados para o gerenciamento e acompanhamento dessas ações.
E na
categoria 4, Cidadão Promotor de Leitura, o projeto À Flor da Pele
foi o vencedor. Coordenado por Marli Silveira, sua proposta é promover
criatividade, humanização e desenvolvimento intelectual das detentas do
Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (RS) com a elaboração de revistas e
filmes, resultado de oficinas de textos, poesias, rodas cantadas, saraus
poéticos e tardes de leitura realizadas com as detentas.
Os projetos Exposições
Literárias Itinerantes, de Minas Gerais; Brinquedoteca Pública Municipal,
do Ceará; Verdade Aberta, de São Paulo, Tear de Histórias,
do Rio de Janeiro, e Kombina, do Rio Grande do Sul, ganharam a menção
honrosa José Mindlin.
Além dos
premiados, os projetos dos outros 16 finalistas das quatro
categorias serão apresentadas no catálogo do prêmio - iniciativa dos
ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) que conta com a parceria da
Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura
(OEI) e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da
União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação
Santillana.
Nesta 8ª
edição, dos projetos inscritos, 1.162 foram habilitados e 305 inabilitados. Dos
11 recursos apresentados na primeira fase (de habilitação), dois foram
deferidos. Já na segunda fase (de seleção), os cinco recursos apresentados
foram indeferidos.
Sobre o prêmio
Elaborado em
2006 como desdobramento do Ano Ibero-Americano da Leitura, o Prêmio Vivaleitura
integra o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), com objetivo de estimular,
fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no País.
A cerimônia
de premiação deverá ser realizada em abril, em Brasília. Mais informações em www.premiovivaleitura.org.br.
RESULTADO
FINAL
PROJETOS
VENCEDORES
Categoria 1 – 13503 - TORNAR VISÍVEIS OS
INVISÍVEIS, UM DESAFIO INSTIGANTE - (Distrito de Icoaraci – Belém-PA)
Categoria 2 – 13579 - PACTO PELA LEITURA –
FORMAÇÃO DE PAIS LEITORES (Porto Alegre-RS)
Categoria 3 – 11454 - LITERATURA CURA
(Brasília-DF)
Categoria 4 – 11032 - PROJETO À FLOR DA
PELE (SantaCruz do Sul-RS)
MENÇÕES
HONROSAS
13075
- Exposições Itinerantes de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG)
13685
- Brinquedoteca Pública Municipal de Sobral (Sobral –CE)
13076
- Projeto Verdade Aberta (São Paulo-SP)
13525
- Tear de Histórias (Rio de Janeiro-RJ)
12271
– Kombina (Porto Alegre-RS)
FINALISTAS
CATEGORIA
1
13286
- Plantando leitura, colhendo conhecimento (Tefé-AM)
12339
- O essencial é invisível aos olhos: Sala Braille da Biblioteca Pública (Lagoa
Santa-MG)
12977
- Biblioteca Viva e Comunitária Grãos de Luz e Griô (Ilhéus-BA)
13889
Biblioteca Comunitária Folhas da Vida (Marabá-PA)
CATEGORIA
2
11633
- Horizontes culturais: leitura e criação em forma de texto (Juiz de Fora-MG)
13451 - Quanto tempo o tempo tem? (Santo Amaro da Imperatriz-SC)
13729
- Ciberteca: a construção de novas redes para o mundo da imaginação (Juiz de
Fora-MG)
13764
- Alimente heróis com livros (Goiania-GO)
CATEGORIA
3
11738
- Democratizando a produção poética na Rede de Ensino (Mariana-MG)
12386
- SÉRIE ÍNDIO NA VISÃO DOS ÍNDIOS (Marília-SP)
12390
- Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas
(Fortaleza-CE)
12645
- Cine Boa Praça: livro que vira filme, filme que vira livro (São Paulo-SP)
CATEGORIA
4
13509
– LIVRIO (Florianópolis-SC)
11057
- QUILOMBOLAS DE MUMBUCA E AS FORMAS DE LEITURAS (Mateiros-TO)
13820
- Peñahã: Centro de Documentação, Formação e Ação Intercultural de Araçuaí,
Vale do Jequitinhonha/MG (Araçuaí-MG)
13789
- Teatro de Barros (São Paulo-SP)
Fonte: Camila Campanerut. Assessoria de Comunicação.
Ministério da Cultura. 31.03.2016 - 8:30. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1332865
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