quarta-feira, 28 de junho de 2017

ARRAIÁ LITERÁRIO CULTURAL 2017 FOI BASTANTE ANIMADO NA BIBLIOTECA TAVERNARD

O 16º evento ARRAIÁ LITERÁRIO CULTURAL da Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard foi bastante animado e como sempre com a participação da comunidade. Anteriormente agendado para ocorrer nos dias 24 e 25 de junho, foi resumido para o dia 24 de junho - Dia de São João- sábado no horário entre 16:00h às 00:00h, devido a logística e ajustes de última hora. 

A programação foi aberta com a doação de mais de 100 (cem) títulos de livros oferecidos pela empresa RODOBENS através de sua Campanha interna "Livro Solidário" onde os funcionários doam livros e o que é arrecado é doado para projetos sociais culturais. Este ano a empresa escolheu a Biblioteca Tavernard para fazer às doações o qual ficamos bastante lisonjeados pelo reconhecimento e credibilidade. Estiveram presentes na ocasião algumas funcionárias e o banner da campanha fora exposto na biblioteca.


Funcionários da RODOBENS entregando de forma simbólica os livros à Biblioteca Tavernard. Fonte: Biblioteca Tavernard

Em seguida, as brincadeira tradicionais como pau de sebo e quebra pote fizeram a alegria da criançada, relembrando os velhos hábitos culturais da quadra junina e resgatando para uma nova geração da comunidade. 

Brincadeiras tradicionais da quadra junina "quebra pote" alegria da criançada. Fonte: Biblioteca Tavernard
A partir das 18:30h iniciou a concentração para o Cortejo Cultural em frente a Biblioteca, acompanhado da bandinha musical no ritmo das toadas e músicas da quadra junina. Como abre alas tivemos o Boi Fogoso (confeccionado sob um carro alegórico, medindo quase cinco metros de altura) e dois famosos cabeçudos que fizeram a alegria da criançada e divertiu também os adultos. Também houve a participação do Boi Pingo D´água (Azul) da Biblioteca Tavernard.

Boi Fogoso atração do Cortejo Cultural pelas Ruas de Icoaraci no Arraiá Cultural. Fonte: Biblioteca Tavernard
Bandinha musical que acompanhou o Cortejo no ritmo da quadra junina. Fonte: Biblioteca Tavernard
O Cortejo saiu pela Rua Santa Izabel de frente à Biblioteca Comunitária até a esquina da Travessa Santa Rosa e retornou, levando alegria e encantamento por onde passava. Reuniu quase 100 pessoas de todas as idades. 

Seguindo a programação foi a vez das tradicionais misses mirins fazerem suas apresentações no calçadão da Biblioteca,. acompanhadas de suas famílias que faziam a torcida e dançavam junto com as candidatas. 

Brilho tradicional das misses mirins no Arraiá da Biblioteca Comunitária. Fonte: Biblioteca Tavernard
As atrações continuaram com a apresentação do Cordão do Bacu que este ano em uma de suas músicas veio homenageando o poeta Antonio Tavernard e a Biblioteca Comunitária. O grupo é formado por crianças que fazem um verdadeiro espetáculo usando técnicas teatrais e musicais com temas bem regionais. 

Cordão do Bacu homenageia Antonio Tavernard e a Biblioteca Comunitária. Fonte: Biblioteca Tavernard

Para abrilhantar a programação tivemos a participação das quadrilhas roceiras Moreninha da Campina e Rosa Vermelha que fecharam o Arraiá Cultural de 2017.

Espetáculo e brilho das quadrilhas roceiras no Arraiá Cultural 2017. Fonte: Biblioteca Tavernard
Apesar do evento não repetir a mesma logística e estrutura dos anos anteriores, teve boa participação da comunidade, assim como pessoas advindas dos bairros próximos que aproveitaram o momento para se divertirem com muita música roceira e comidas típicas. 

Fonte: Biblioteca Tavernard

Nenhum comentário:

Postar um comentário