sábado, 25 de março de 2017

390 ANOS DO MERCADO DO VER-O-PESO: UM DOS SÍMBOLOS MAIS TRADICIONAIS DA CIDADE DE BELÉM

A Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard na vanguarda de valorizar os aspectos culturais e sociais de nossa cidade, congratula-se e parabeniza por todos aqueles que fazem o dia dia de um dos mais belos e tradicionais pontos da cidade de Belém do Pará - o MERCADO DO VER-O-PESO. Neste mês de março dia 27, o Mercado comemora 390 anos de fundação. 

Um resumo de sua história: 

Aspecto frontal do Mercado do Ver-o-Peso. Foto: wikipedia.
"Fundado em 1627 com a construção de uma ponte que ligava as duas margens do Igarapé do Piri, o Ver-o-Peso estabeleceu-se inicialmente como o ponto de chegada e de saída de barcos e navios para o Rio Amazonas ou para o mar. O “local de ver o peso” só foi instituído a partir de 1687, quando o Porto de Piri passou para a economia formal da cidade. O nome foi preservado pela tradição oral por mais de 300 anos.

Com o aterramento do Igarapé do Piri e a construção da doca, no início do século XIX, o Ver-o-Peso foi cada vez mais ganhando importância econômica, cultural e social, fazendo parte de eventos significativos para a história de Belém e do Pará. Ele era o local de chegada de escravos negros e indígenas e foi o porto em que ocorreu a tragédia do Brigue Palhaço (1823). O mercado teve uma importância fundamental para o movimento cabano (1835-1840) e também era um dos locais de onde se exportavam os carregamentos de borracha da Amazônia.

Na virada do século XIX para o XX, foram construídos o Mercado de Ferro e o Mercado de Carne, que contribuem para a paisagem local e incrementam as trocas culturais e comerciais, características do Ver-o-Peso.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico Ver-o-Peso e as áreas adjacentes à feira, como os Mercados de Carne e de Peixe e as praças do Relógio e Dom Pedro II, foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1977. Desde lá,, muitas reformas e restaurações foram realizadas no que, hoje, é conhecido como o Complexo do Ver-o-Peso, mas o local ainda demonstra uma síntese da arquitetura de Belém em vários momentos e estilos e atrai um grande número de pessoas, seja para trabalho, feira, compras, seja para simplesmente passeio".

Fonte:https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=12717 

Nenhum comentário:

Postar um comentário