Foram divulgados
no dia 06.12.2016 pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
a avaliação em três áreas da educação: ciências, leitura e matemática. O Brasil
manteve queda no ranking mundial em relação aos outros anos, ficou na 63ª
posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática.
A prova é
coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
foi aplicada no ano de 2015 em 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE
e 35 parceiros, incluindo o Brasil. Ela acontece a cada três anos e oferece um
perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes, reúne informações
sobre variáveis demográficas e sociais de cada país e oferece indicadores de
monitoramento dos sistemas de ensino ao longo dos anos.
Quanto a
leitura os primeiros colocados foram Cingapura; Hong Kong (China); Canadá; Finlândia
e Irlanda respectivamente.
No país, a
prova fica sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A amostra brasileira contou com 23.141
estudantes de 841 escolas, que representam uma cobertura de 73% dos estudantes
de 15 anos.
Quanto a
leitura o Pisa define o "letramento em leitura" como a capacidade de
os estudantes entenderem e usarem os textos escritos, além de serem refletir e
desenvolver conhecimentos a partir do contato com o texto escrito, além de
participar da sociedade. A prova do Pisa avalia o domínio dos alunos em três
aspectos da leitura: Localizar e recuperar informação, integrar e interpretar e
refletir e analisar.
Desempenho
em LEITURA:
- Média dos países da OCDE: 493 pontos
- Média do Brasil: 407 pontos
- Brasil – rede federal: 528 pontos*
- Brasil – rede privada: 493 pontos*
- Brasil – rede estadual: 402 pontos
- Brasil – rede municipal: 325 pontos**
*Segundo o Inep, o desempenho médio dos estudantes da rede federal e da
rede priva não é "estatisticamente diferente"
**O Inep ressalta que a rede municipal tem pontuação inferior porque, na maioria das escolas, os estudantes ainda estão cursando o ensino fundamental
**O Inep ressalta que a rede municipal tem pontuação inferior porque, na maioria das escolas, os estudantes ainda estão cursando o ensino fundamental
"Os
estudantes brasileiros mostraram melhor desempenho ao lidar com textos
representativos de situação pessoal (por exemplo, e-mails, mensagens
instantâneas, blogs, cartas pessoais, textos literários e textos informativos)
e desempenho inferior ao lidar com textos de situação pública (por exemplo,
textos e documentos oficiais, notas públicas e notícias)", avaliou o Inep,
no documento divulgado à imprensa.
Fonte: MACEDO, Ana Carolina. G1, 06/12/2016.
Disponível na integra: http://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário