sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Biblioteca Tavernard participa de Audiência Pública na Câmara Municipal de Belém



No dia 01 de outubro de 2015, a partir das 15:30h, antes de iniciar a programação pelo Dia da Mobilização Nacional pela Leitura, os coordenadores da Biblioteca Tavernard - Srs. Valdemir Silva e Fabricio Quadros, estiveram representando o projeto na Audiência Pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Belém com o tema: RESGATE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ICOARACI.
 
Plenário da Câmara Municipal de Belém: poesias do poeta Tavernard sendo lidas no salão


Fotos dos prédios históricos expostos pelos proponentes da Audiência Pública.

Os proponentes da Audiência foram à vereadora Sandra Batista e o movimento Coletivo Cultural Ideias Aí! . A audiência iniciou com a leitura de algumas poesias do poeta Tavernard, ao qual nos deixou bastante feliz em ecoar no salão os escritos do saudoso poeta icoaraciense. 

Na pauta das discussões, houve esclarecimentos para buscar soluções, visando  resgatar a memória do Distrito de Icoaraci, representado pelos seus prédios históricos, entre eles está à Casa do Poeta Tavernard, localizado na Rua Siqueira Mendes (1ª Rua) de Icoaraci, que hoje encontra-se em ruínas e em pleno abandono. 

Representantes de vários órgãos das três esferas de governo, entre eles o Instituto de Patrimônio Histórico (IPHAN) que esclareceu que somente a antiga Estação Ferroviária (onde funcionou a COARTI) está nos planos de restruturação do órgão, pois trata-se de um bem que faz parte da memória da antiga ferrovia Belém-Bragança.  Quanto aos demais prédios, somente a Prefeitura Municipal de Belém e o Governo do Estado possuem a tomada de decisão. 

Fonte: Biblioteca Tavernard

Nenhum comentário:

Postar um comentário