segunda-feira, 23 de novembro de 2015

BIBLIOTECA TAVERNARD ESTARÁ PARTICIPANDO DO “ENCONTRO DO SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS” NA FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ (FCP)



A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard estará participando do  Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, com o tema “Discussão da Política de Leitura e Cooperação de boas práticas municipais”, que será realizado nos dias 26 e 27 (quinta e sexta), neste mês de Novembro de 2015, no Cine Líbero Luxardo (Centur). 

O evento é uma realização da Fundação Cultural do Pará (FCP), através de sua Diretoria de Leitura e Informação e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas; tendo como público alvo os diversos profissionais que atuam em bibliotecas municipais e comunitárias, além de gestores municipais (prefeitos e secretários). 

Segundo Giselle Arouck, diretora de Leitura e Informação, “o principal objetivo desse encontro será debater políticas e praticas para o fomento da leitura em todo o estado”, destaca. Por isso a presença deste público, que atua diretamente nestas questões e possuem a experiência do dia a dia dos espaços de leitura de cada município. “Ao final deste grande debate, daremos inicio a uma política de livre leitura estadual, construída a partir de fóruns – estes sim, abertos a toda a população -, em 2016, de forma a enriquecer essa iniciativa”, completa a diretora.

Durante o evento, importantes nomes da cena estadual e nacional estarão presentes, como Rosália Guedes, representante do Plano Nacional de Leitura do Ministério da Cultura (MinC); Veridiana Negrini, representante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas; Daniela Greeb e Vanessa Labigaline, instrutora do programa internacional “Global Libraries”, promovido pela Bill & Melinda Gates Foundation; e Ana Paula Silva, representando a Fundação Dorina, de acesso à leitura para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

A abertura será no dia 26, às 8h, com o credenciamento dos inscritos, e às 9h30 com a palestra “A Importância da Biblioteca Pública para o Desenvolvimento Social do Município”, com a convidada Adriana Ferrari (Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários – Febab/SP). Esta será seguida de um momento muito importante, a assinatura da renovação do Termo de Cooperação Técnica entre FCP e as Prefeituras do Pará. “A isso irá somar-se a apresentação de boas práticas em diversas bibliotecas, que possam servir de exemplo para os profissionais que participam do encontro”, explica Giselle Arouck.

As inscrições incluem essa apresentação de práticas que deram certo em bibliotecas e que os profissionais podem trazer para enriquecer os debates. “Às vezes o que você acha que pode ser muito simples, para nós pode ser relevante,m como a ideia de uma mesa de leitura embaixo de uma árvores e que acaba atraindo mais leitores”, comenta a diretora. Após o encontro, a intenção é que os fóruns abertos à população comecem a ser realizados ainda em março de 2016, anuncia.

Programação complementar
 
Após a programação o público ainda poderá conferir o sarau lítero-musical “A Noite é uma Palavra”, que ocorrerá no Teatro Waldemar Henrique (na praça da República), no dia 27, a partir das 18h, com entrada franca. Destaca-se na programação a oportunidade de conhecer diversos poetas paraenses e a produção de jovens estudantes convidados para a programação.




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário