sábado, 28 de novembro de 2015

BIBLIOTECA TAVERNARD APRESENTA BOAS PRÁTICAS NO ENCONTRO DO SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS



A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard esteve marcando presença nos dias 26 e 27 de novembro de 2015, quando ocorreu o Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas no Cine Líbero Luxardo, pertencente à Fundação Cultural do Pará (FCP) em Belém, PA.

O evento foi promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP) através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e também contando com o apoio do Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Fundação Bill & Melinda Gates.  

O tema do evento foi “Discussão da política de leitura e cooperação de boas práticas municipais”, voltado para profissionais que atuam em bibliotecas públicas municipais e comunitárias.
Aspecto do evento no Cine Libero Luxardo na Fundação Cultural do Pará.

Os palestrantes presentes foram: 

- Adriana Ferrari, presidente da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários (FEBAB);
- Rosália Guedes, representante do Ministério da Cultura e do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL);
- Guilherme Relvas, gerente do Sistema de Bibliotecas da FCP;
- Daniela Greeb e Vanessa Labigalini, ambas representantes do Instituto de Políticas Relacionais, que falaram do Programa Global Libraries no Brasil e do Projeto TÔ NA REDE (iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates, que pretende viabilizar acesso público, efetivo e sustentável às tecnologias da informação em bibliotecas);
- Arilene Piedade (SEDUC) e Rosi Garcia (SEMEC de Tomé Açu);
- Ana Paula Silva (Fundação Dorina) e Carla Mauch (Mais Diferenças).

            As palestras tiveram como foco: a importância da Biblioteca Pública para o desenvolvimento social do município; sobre as ações do Ministério da Cultura e Planos de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; Biblioteca Viva; Programa Global Libraries no Brasil; Interação entre Bibliotecas e Escolas e a Biblioteca para todos. 

            No segundo dia do evento, em dois momentos da programação, seis experiências de boas práticas em bibliotecas foram compartilhadas com os presentes, entre elas, houve a participação da Biblioteca Tavernard que abriu os trabalhos na parte da tarde do dia 27.


Participação da Biblioteca Tavernard

A Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard foi representada pelo seu coordenador e bibliotecário, Sr. Valdemir Silva, que apresentou a boa prática sob o título: “Resgatando a identidade e o legado literário do Poeta Tavernard através da Biblioteca Comunitária”, com apresentação de 20 minutos na tarde do segundo dia do evento.

 A exposição foi elaborada de acordo com às instruções fornecidas pela coordenação do evento, sendo formatada com uma breve apresentação da biografia do poeta Tavernard, sua vida e obra; sobre a trajetória e as atividades realizadas pela Biblioteca Comunitária, entrando em seguida na descrição da experiência de uma boa prática realizada na Biblioteca.

A experiência apresentada teve como objetivo disseminar a vida literária poeta Antônio Tavernard junto às novas gerações da comunidade visando consolidar seu legado literário. Através da mediação entre a Biblioteca e a Casa com a realização de visitas agendadas com os usuários, percebemos que esta é uma boa prática cultural fora do ambiente da Biblioteca. 

A apresentação da Biblioteca encerrou com o poeta Apolo da Caratateua declamando a poesia “Similitudes”, foi um momento bastante agradável aos ouvidos e abrilhantou o evento com esta bela e inspiradora obra do poeta Tavernard.  
Biblioteca Tavernard sendo representado pelo seu bibliotecário Sr. Valdemir Silva. No centro: Giselle Arouck, Diretora de leitura e informação da FCP entregando kit de livros após apresentação da boa prática da Biblioteca Comunitária.

Troca de experiências

O Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas descortinou a troca de experiências entre as bibliotecas, sejam estas vinculadas ao poder público e/ou comunitárias. Estreitou laços de cooperação e abriu às portas para novos horizontes a partir do planejamento que o governo federal pretende implantar em 2016 quanto ao incentivo a leitura, acesso ao livro e as bibliotecas. 

A Biblioteca Tavernard teve contato com Ana Paula Silva, representante da Fundação Dorina Nowil, onde propôs em próxima visita em Belém em 2016 visitar a Biblioteca Comunitária e outros espaços para conhecer a realidade, visando planejar trabalhos para formatar a biblioteca como espaço inclusivo para atender pessoas com necessidades especiais, como por exemplo. como o uso de materiais em braile na bibliotecas. 

Na oportunidade a Biblioteca Tavernard manteve contato com o escritor paraense Alfredo Garcia, organizador da reedição do livro “Fêmea” (única obra publicada em vida pelo poeta Tavernard em 1931), que foi reeditada pela Editora Pakatatu em 2012.
Alguns dos participantes no Encontro de Bibliotecas.
Registro do coordenador da Biblioteca Tavernard com o escritor Alfredo Garcia, organizador da reedição do livro "Fêmea" do poeta Tavernard.

Fonte: Biblioteca Tavernard

Um comentário:

  1. PREZADOS AMIGOS DE BELÉM PARÁ, MEU NOME É SIDNEY RIVERO TAVERNARD, MINHA RESIDÊNCIA FICA EM PORTO VELHO - RONDÔNIA. MEU PAI ERA SIMEÃO FRAZÃO TAVERNARD IRMÃO DO POETINHA ANTÔNIO TAVERNARD. PORTANTO SOU SOBRINHO DELE. SE FOR POSSÍVEL MANTERMOS CONTATO TENHO GRANDE INTERESSE, POIS PRESERVO A POESIA E MEMÓRIA DE MEU TIO. ESTOU ENVIANDO MEU E-MAIL PESSOAL PARA CONTATOS. FIQUEM COM DEUS!

    sidneyrt@gmail.com

    ResponderExcluir