segunda-feira, 23 de novembro de 2015

BIBLIOTECA TAVERNARD CONCORRE “PRÊMIO TODOS POR UM BRASIL DE LEITORES 2015” PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA



Pela segunda vez, em seus quase sete anos de trajetória, a Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard vem concorrer a mais um Edital no âmbito nacional no campo do livro, leitura e bibliotecas. Na primeira vez, em 2012, a Biblioteca concorreu ao “Prêmio Viva Leitura”, promovido pelo Ministério da Cultura (DLLLB/MinC), porém não obteve êxito após o resultado final.

            Agora pela segunda vez, o projeto voluntário vem participando no edital “Prêmio Todos por um Brasil de Leitores", também promovido pelo Ministério da Cultura. Já conseguiu passar pela primeira fase de habilitação e agora avança para a segunda fase, agora com análise técnica da Comissão  Examinadora do Minc.

            Saiba mais sobre o prêmio:


Prêmio “Todos por um Brasil de Leitores 2015”

Constitui objeto na concessão de prêmios a 80 (oitenta) iniciativas que contribuam para a constituição de um Brasil de Leitores, em duas categorias específicas:

Categoria A - Boas práticas e projetos inovadores em bibliotecas comunitárias/pontos de leitura que tenham registro no Cadastro Nacional de Bibliotecas: voltado às boas práticas e projetos inovadores que vêm sendo aplicados em bibliotecas comunitárias/pontos de leitura a fim de reconhecer, potencializar, difundir e promover a continuidade das ações em andamento voltadas para a qualificação dos serviços oferecidos e que se constituam em efetivas soluções para questões relativas ao bom funcionamento e a sustentabilidade desses equipamentos culturais.

Categoria B - Promoção da leitura em espaços não formais de leitura: iniciativas voltadas para a conquista de novos leitores e para a promoção de acesso ao livro e à leitura que contribuam para a ampliação e o fortalecimento de práticas de leitura em ambientes diversos como creches, associações comunitárias, sindicatos, fábricas, hospitais, asilos, presídios, praças, parques, empresas, centros comerciais, postos de saúde, aeroportos, estações de trem, metrô e ônibus, dentre outros (excetuando-se bibliotecas, salas e pontos de leitura e escolas), promovidas por organizações da sociedade civil com reconhecida atuação na área de promoção da leitura e que desenvolvam ações continuadas de fomento à leitura.

Os objetivos específicos do Edital são: identificar, divulgar e potencializar iniciativas que contribuam para um Brasil de Leitores, reconhecendo e promovendo o trabalho criativo e de qualidade que vem sendo executado na área e contribuir para a continuidade das ações contempladas; difundir metodologias que podem ser compartilhadas; e ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro de todos os cidadãos brasileiros.
Fonte: <http://www.cultura.gov.br

Classificação à segunda fase

A Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC) divulgou no dia 9 de novembro de 2015 e publicação em Diário Oficial da União no dia 13, o resultado preliminar do exame de habilitação das inscrições para o edital "Todos por um Brasil de Leitores".

Das 349 inscrições enviadas, 174 foram consideradas habilitadas e 175, inabilitadas.
Do Pará, das 07 (sete) iniciativas inscritas, apenas 02 (duas) foram habilitadas, entre elas a Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard e a iniciativa “Árvore das Letras” de Ananindeua.  

Todos os projetos habilitados seguem para análise da Comissão de Avaliação e Seleção, dando continuidade ao processo seletivo.

Fonte: <http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques>/ 09 nov 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário