sábado, 28 de novembro de 2015

BIBLIOTECA TAVERNARD APRESENTA BOAS PRÁTICAS NO ENCONTRO DO SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS



A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard esteve marcando presença nos dias 26 e 27 de novembro de 2015, quando ocorreu o Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas no Cine Líbero Luxardo, pertencente à Fundação Cultural do Pará (FCP) em Belém, PA.

O evento foi promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP) através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e também contando com o apoio do Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Fundação Bill & Melinda Gates.  

O tema do evento foi “Discussão da política de leitura e cooperação de boas práticas municipais”, voltado para profissionais que atuam em bibliotecas públicas municipais e comunitárias.
Aspecto do evento no Cine Libero Luxardo na Fundação Cultural do Pará.

Os palestrantes presentes foram: 

- Adriana Ferrari, presidente da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários (FEBAB);
- Rosália Guedes, representante do Ministério da Cultura e do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL);
- Guilherme Relvas, gerente do Sistema de Bibliotecas da FCP;
- Daniela Greeb e Vanessa Labigalini, ambas representantes do Instituto de Políticas Relacionais, que falaram do Programa Global Libraries no Brasil e do Projeto TÔ NA REDE (iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates, que pretende viabilizar acesso público, efetivo e sustentável às tecnologias da informação em bibliotecas);
- Arilene Piedade (SEDUC) e Rosi Garcia (SEMEC de Tomé Açu);
- Ana Paula Silva (Fundação Dorina) e Carla Mauch (Mais Diferenças).

            As palestras tiveram como foco: a importância da Biblioteca Pública para o desenvolvimento social do município; sobre as ações do Ministério da Cultura e Planos de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; Biblioteca Viva; Programa Global Libraries no Brasil; Interação entre Bibliotecas e Escolas e a Biblioteca para todos. 

            No segundo dia do evento, em dois momentos da programação, seis experiências de boas práticas em bibliotecas foram compartilhadas com os presentes, entre elas, houve a participação da Biblioteca Tavernard que abriu os trabalhos na parte da tarde do dia 27.


Participação da Biblioteca Tavernard

A Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard foi representada pelo seu coordenador e bibliotecário, Sr. Valdemir Silva, que apresentou a boa prática sob o título: “Resgatando a identidade e o legado literário do Poeta Tavernard através da Biblioteca Comunitária”, com apresentação de 20 minutos na tarde do segundo dia do evento.

 A exposição foi elaborada de acordo com às instruções fornecidas pela coordenação do evento, sendo formatada com uma breve apresentação da biografia do poeta Tavernard, sua vida e obra; sobre a trajetória e as atividades realizadas pela Biblioteca Comunitária, entrando em seguida na descrição da experiência de uma boa prática realizada na Biblioteca.

A experiência apresentada teve como objetivo disseminar a vida literária poeta Antônio Tavernard junto às novas gerações da comunidade visando consolidar seu legado literário. Através da mediação entre a Biblioteca e a Casa com a realização de visitas agendadas com os usuários, percebemos que esta é uma boa prática cultural fora do ambiente da Biblioteca. 

A apresentação da Biblioteca encerrou com o poeta Apolo da Caratateua declamando a poesia “Similitudes”, foi um momento bastante agradável aos ouvidos e abrilhantou o evento com esta bela e inspiradora obra do poeta Tavernard.  
Biblioteca Tavernard sendo representado pelo seu bibliotecário Sr. Valdemir Silva. No centro: Giselle Arouck, Diretora de leitura e informação da FCP entregando kit de livros após apresentação da boa prática da Biblioteca Comunitária.

Troca de experiências

O Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas descortinou a troca de experiências entre as bibliotecas, sejam estas vinculadas ao poder público e/ou comunitárias. Estreitou laços de cooperação e abriu às portas para novos horizontes a partir do planejamento que o governo federal pretende implantar em 2016 quanto ao incentivo a leitura, acesso ao livro e as bibliotecas. 

A Biblioteca Tavernard teve contato com Ana Paula Silva, representante da Fundação Dorina Nowil, onde propôs em próxima visita em Belém em 2016 visitar a Biblioteca Comunitária e outros espaços para conhecer a realidade, visando planejar trabalhos para formatar a biblioteca como espaço inclusivo para atender pessoas com necessidades especiais, como por exemplo. como o uso de materiais em braile na bibliotecas. 

Na oportunidade a Biblioteca Tavernard manteve contato com o escritor paraense Alfredo Garcia, organizador da reedição do livro “Fêmea” (única obra publicada em vida pelo poeta Tavernard em 1931), que foi reeditada pela Editora Pakatatu em 2012.
Alguns dos participantes no Encontro de Bibliotecas.
Registro do coordenador da Biblioteca Tavernard com o escritor Alfredo Garcia, organizador da reedição do livro "Fêmea" do poeta Tavernard.

Fonte: Biblioteca Tavernard

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

BIBLIOTECA TAVERNARD ESTARÁ PARTICIPANDO DO “ENCONTRO DO SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS” NA FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ (FCP)



A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard estará participando do  Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, com o tema “Discussão da Política de Leitura e Cooperação de boas práticas municipais”, que será realizado nos dias 26 e 27 (quinta e sexta), neste mês de Novembro de 2015, no Cine Líbero Luxardo (Centur). 

O evento é uma realização da Fundação Cultural do Pará (FCP), através de sua Diretoria de Leitura e Informação e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas; tendo como público alvo os diversos profissionais que atuam em bibliotecas municipais e comunitárias, além de gestores municipais (prefeitos e secretários). 

Segundo Giselle Arouck, diretora de Leitura e Informação, “o principal objetivo desse encontro será debater políticas e praticas para o fomento da leitura em todo o estado”, destaca. Por isso a presença deste público, que atua diretamente nestas questões e possuem a experiência do dia a dia dos espaços de leitura de cada município. “Ao final deste grande debate, daremos inicio a uma política de livre leitura estadual, construída a partir de fóruns – estes sim, abertos a toda a população -, em 2016, de forma a enriquecer essa iniciativa”, completa a diretora.

Durante o evento, importantes nomes da cena estadual e nacional estarão presentes, como Rosália Guedes, representante do Plano Nacional de Leitura do Ministério da Cultura (MinC); Veridiana Negrini, representante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas; Daniela Greeb e Vanessa Labigaline, instrutora do programa internacional “Global Libraries”, promovido pela Bill & Melinda Gates Foundation; e Ana Paula Silva, representando a Fundação Dorina, de acesso à leitura para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

A abertura será no dia 26, às 8h, com o credenciamento dos inscritos, e às 9h30 com a palestra “A Importância da Biblioteca Pública para o Desenvolvimento Social do Município”, com a convidada Adriana Ferrari (Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários – Febab/SP). Esta será seguida de um momento muito importante, a assinatura da renovação do Termo de Cooperação Técnica entre FCP e as Prefeituras do Pará. “A isso irá somar-se a apresentação de boas práticas em diversas bibliotecas, que possam servir de exemplo para os profissionais que participam do encontro”, explica Giselle Arouck.

As inscrições incluem essa apresentação de práticas que deram certo em bibliotecas e que os profissionais podem trazer para enriquecer os debates. “Às vezes o que você acha que pode ser muito simples, para nós pode ser relevante,m como a ideia de uma mesa de leitura embaixo de uma árvores e que acaba atraindo mais leitores”, comenta a diretora. Após o encontro, a intenção é que os fóruns abertos à população comecem a ser realizados ainda em março de 2016, anuncia.

Programação complementar
 
Após a programação o público ainda poderá conferir o sarau lítero-musical “A Noite é uma Palavra”, que ocorrerá no Teatro Waldemar Henrique (na praça da República), no dia 27, a partir das 18h, com entrada franca. Destaca-se na programação a oportunidade de conhecer diversos poetas paraenses e a produção de jovens estudantes convidados para a programação.




           

BIBLIOTECA TAVERNARD CONCORRE “PRÊMIO TODOS POR UM BRASIL DE LEITORES 2015” PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA



Pela segunda vez, em seus quase sete anos de trajetória, a Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard vem concorrer a mais um Edital no âmbito nacional no campo do livro, leitura e bibliotecas. Na primeira vez, em 2012, a Biblioteca concorreu ao “Prêmio Viva Leitura”, promovido pelo Ministério da Cultura (DLLLB/MinC), porém não obteve êxito após o resultado final.

            Agora pela segunda vez, o projeto voluntário vem participando no edital “Prêmio Todos por um Brasil de Leitores", também promovido pelo Ministério da Cultura. Já conseguiu passar pela primeira fase de habilitação e agora avança para a segunda fase, agora com análise técnica da Comissão  Examinadora do Minc.

            Saiba mais sobre o prêmio:


Prêmio “Todos por um Brasil de Leitores 2015”

Constitui objeto na concessão de prêmios a 80 (oitenta) iniciativas que contribuam para a constituição de um Brasil de Leitores, em duas categorias específicas:

Categoria A - Boas práticas e projetos inovadores em bibliotecas comunitárias/pontos de leitura que tenham registro no Cadastro Nacional de Bibliotecas: voltado às boas práticas e projetos inovadores que vêm sendo aplicados em bibliotecas comunitárias/pontos de leitura a fim de reconhecer, potencializar, difundir e promover a continuidade das ações em andamento voltadas para a qualificação dos serviços oferecidos e que se constituam em efetivas soluções para questões relativas ao bom funcionamento e a sustentabilidade desses equipamentos culturais.

Categoria B - Promoção da leitura em espaços não formais de leitura: iniciativas voltadas para a conquista de novos leitores e para a promoção de acesso ao livro e à leitura que contribuam para a ampliação e o fortalecimento de práticas de leitura em ambientes diversos como creches, associações comunitárias, sindicatos, fábricas, hospitais, asilos, presídios, praças, parques, empresas, centros comerciais, postos de saúde, aeroportos, estações de trem, metrô e ônibus, dentre outros (excetuando-se bibliotecas, salas e pontos de leitura e escolas), promovidas por organizações da sociedade civil com reconhecida atuação na área de promoção da leitura e que desenvolvam ações continuadas de fomento à leitura.

Os objetivos específicos do Edital são: identificar, divulgar e potencializar iniciativas que contribuam para um Brasil de Leitores, reconhecendo e promovendo o trabalho criativo e de qualidade que vem sendo executado na área e contribuir para a continuidade das ações contempladas; difundir metodologias que podem ser compartilhadas; e ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro de todos os cidadãos brasileiros.
Fonte: <http://www.cultura.gov.br

Classificação à segunda fase

A Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC) divulgou no dia 9 de novembro de 2015 e publicação em Diário Oficial da União no dia 13, o resultado preliminar do exame de habilitação das inscrições para o edital "Todos por um Brasil de Leitores".

Das 349 inscrições enviadas, 174 foram consideradas habilitadas e 175, inabilitadas.
Do Pará, das 07 (sete) iniciativas inscritas, apenas 02 (duas) foram habilitadas, entre elas a Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard e a iniciativa “Árvore das Letras” de Ananindeua.  

Todos os projetos habilitados seguem para análise da Comissão de Avaliação e Seleção, dando continuidade ao processo seletivo.

Fonte: <http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques>/ 09 nov 2015.