sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Biografia do poeta Tavernard está sendo bastante procurada na Biblioteca Comunitária



A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard está bastante feliz em registrar pesquisas neste mês de agosto de 2015 pelos estudantes sobre a vida e obra do poeta Tavernard. Entre elas destacamos abaixo duas visitas que recebemos neste período: 

A primeira visita foi da dupla de estudantes da Universidade Estadual do Pará (UEPA) do Curso Letras- Libras que realizaram pesquisas na biblioteca sobre o poeta Tavernard e na oportunidade tiveram acesso à obra reeditada do livro “Fêmea” (único livro publicado em vida pelo poeta em 1932) e da cópia de “Místicos e Bárbaros” (livro in memorian ao poeta), além de receberem algumas explicações sobre o poeta. 

A segunda visita foi de quatro estudantes de nível médio da Escola Santa Catarina de Sena do centro de Belém que buscavam ansiosos por informações sobre o poeta Tavernard  para realizarem seu trabalho de Redação e Literatura. Alegaram  que na Internet não encontram muitas informações à respeito do poeta icoaraciense e a oportunidade de conhecerem a Biblioteca que homenageia a poeta é muito gratificante e importante para consolidar o seu trabalho escolar.  

Visita monitorada a Casa do Poeta pela Biblioteca Comunitária

Nas duas visitas, a Biblioteca Comunitária através de seus voluntários -  bibliotecário/ coordenador Sr. Valdemir Silva e o agente cultural Sr. Fabricio Quadros – proporcionaram aos nossos usuários e visitantes, o contato com a Casa do Poeta, localizada na Rua Siqueira Mendes (primeira rua) no próprio Distrito de Icoaraci, através de uma visita monitorada. 

Este contato com o lugar onde o poeta nasceu em 10.10.1908, oportunizou aos estudantes conhecerem o ambiente onde o poeta viveu e iniciou seus dotes literários. Apesar da triste realidade e o esquecimento da memória cultural do poder público diante das ruínas da Casa, que diferente das páginas dos livros que descrevem a rica e memorável intelectualidade do poeta Tavernard e também da Biblioteca Comunitária que hoje tem seu papel social e cultural de resgatar seu nome, não reflete a boa imagem e o nome do grande poeta. Os visitantes registraram com fotos e vídeos a Casa para enriquecer seus trabalhos com informações e imagens. 

Outros pesquisadores e estudantes interessados em conhecer sobre a biografia do poeta Tavernard é só visitarem a Biblioteca Comunitária que estaremos à disposição para atender a demanda.
  
Fonte: Biblioteca Tavernard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário