quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Biblioteca Tavernard esteve representada no encerramento do TÔ NA REDE 2015




           A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard que neste ano participou de cursos com dois voluntários no projeto nacional TÔ NA REDE em Belém, esteve representada na programação de encerramento do projeto 2015 que ocorreu no dia 09.09.2015 na Fundação Cultural do Pará (FCP). 

            O projeto TÔ NA REDE é uma iniciativa/ parceria entre o INSTITUTO DE POLÍTICAS RELACIONAIS, o SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS da FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL e a FUNDAÇÃO BILL E MELINDA GATES. O objetivo é ajudar a melhorar a relação das bibliotecas públicas com a comunidade por meio do uso de tecnologias de informação pelos funcionários da biblioteca.

             O jovens Wenderson Paes e Cristiellem Barbosa foram os representantes da Biblioteca Tavernard nos cursos, sendo o primeiro o nosso representante na programação de encerramento. Infelizmente o nosso bibliotecário e outros coordenadores não puderam estarem presentes no evento. 

        O jovem Wenderson recebeu o Certificado pela participação no curso do Bloco VII – Educomunicação, cujo conteúdo previa: formar um grupo de educomunicadores, membros da Comunidade da juventude e equipe de funcionários de bibliotecas para cidadão usam de linguagens dos meios de comunicação; Redes de informação e comunicação; Direito à informação e informação de qualidade; Leitura crítica de notícias de jornal e televisão; Ética e estética na comunicação; Responsabilidade dos comunicadores; Ética do cuidado. 

            Neste sentido foi criado pelos voluntários o grupo do “whatsapp” da Biblioteca Tavernard, onde a ideia é compartilhar informações sobre leitura, dicas de títulos, autores e às novidades do mundo literário e das bibliotecas entre os membros internautas. Além de divulgar às atividades da Biblioteca Comunitária e sobre o poeta Tavernard. 
       Parabéns aos nossos dedicados voluntários pela participação no projeto e o agradecimento aos organizadores do TO NA REDE e o convite da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha que nos oportunizou o acesso ao projeto. 

Fonte: Biblioteca Tavernard




Eis abaixo matéria na íntegra na Agência Pará de Notícias sobre o evento: 

Projeto “Tô Na Rede” reúne instituições na Fundação Cultural do Pará
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 10/09/2015 14:01:00 

Na tarde desta quarta-feira (09/09) a Fundação Cultural do Pará (FCP) promoveu por meio da Diretoria de Leitura e Informação (DLI), o encerramento de mais uma etapa do projeto “Tô Na Rede”. O evento foi realizado na praça do Povo, onde teve amostra de atividades desenvolvidas pelas instituições do projeto e apresentações culturais de dança e música para o público presente no local. Ainda na programação, 17 instituições assinaram um protocolo de intenções em que firmaram uma parceria de um ano para desenvolver atividades junto à Biblioteca Estadual Arthur Viana.

A professora do Instituto Felipe Smaldoni, Jucirene Ferreira, disse que o evento foi maravilhoso, pois por meio dele pode conhecer melhor os parceiros do projeto "Tô Na Rede". “O projeto está sendo muito importante para o instituto, pois está ajudando na divulgação para que a pessoas possam conhecer nossas ações. Esperamos manter essa parceria ainda por muito tempo”, completou a representante do Instituto que além do estande, apresentou uma coreografia feita pelos seus alunos.

Para a presidente do Instituto Ampliar de Mosqueiro, Fátima Carneiro, o “Tô Na Rede” também trouxe bons frutos ao trabalho da instituição. “O projeto como um todo é muito estimulante que reconhece o trabalho das bibliotecas comunitárias. E essa culminância está servindo para que a Biblioteca Arthur Vianna e outras entidades nos conheçam realmente”, conta Fátima Carneiro avaliando de forma positiva a parceria com o projeto.

O “Tô na rede” é fruto de uma parceria entre o Instituto de Políticas Relacionais, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a Fundação Bill e Melinda Gates. O objetivo é ajudar a melhorar a relação das bibliotecas públicas com a comunidade por meio do uso de tecnologias de informação pelos funcionários da biblioteca.

A coordenadora de processos técnicos da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Suzana Tota, conta que dentro do projeto foi feito um mapeamento de diversas instituições que trabalham com cultura e ações sociais. “Muitas entidades estão no anonimato realizando diversas atividades importantes de inclusão social em Belém, mas são desconhecidas. O projeto favorece a divulgação e a interação dessas entidades para que elas possam se fortalecer”, ressalta Suzana.

No evento estiveram presentes as coordenadoras nacionais do “Tô na Rede”: Daniela Greed e Vanessa Labigalini, que disseram estar satisfeitas com os resultados obtidos pelo projeto no Pará. “Esse momento foi incrível por resultado de toda parceria que fizemos durante um ano, com as entidades e Biblioteca Arthur Vianna. O 'Tô na Rede' veio trazer, através da tecnologia, a participação dos profissionais junto a comunidade”, contou Daniela Greed, que disse ainda ter se emocionado com o evento.

Para a Diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, que representou a presidência da Fundação, o projeto trouxe novas perspectivas para biblioteca Arthur Vianna. “Ele abre espaço para uma série de possibilidades, que certamente serão duradouros, produtivos e positivos para todos nós”, disse Giselle Arouck, parabenizando todas as entidades presentes.

Andreza Gomes
Fundação Cultural do Pará

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=116918

Nenhum comentário:

Postar um comentário