terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Imprensa Oficial lança livro infantil no IAP

Disseminamos na íntegra com nossos usuários, matéria da Imprensa Oficial do Estado referente ao lançamento de livro infantil "A Borboleta Julieta", de autoria da jornalista Linda Ribeiro e do designer gráfico Sergio Bastos. 

Eis abaixo:

Imprensa Oficial vai lançar livro interativo de autores paraenses
15/12/2014
O engenheiro Raniery Pontes levou a família pra conferir o lançamento
Fernando Sette / IOE
As crianças se divertiram com muitas brincadeiras

A Imprensa Oficial do Estado (IOE) vai lançar, no início do próximo ano, um livro interativo de autores paraenses que será disponível para computadores, tablet e celulares. A experiência se dará com a obra A Borboleta Julieta, de autoria da jornalista Linda Ribeiro e do designer gráfico Sergio Bastos, que foi lançado no domingo, 14, no teatrinho do IAP (Instituto de Artes do Pará), reunindo jornalistas, escritores, profissionais liberais e muitas crianças.

O anúncio foi feito pelo presidente da IOE, Cláudio Rocha, que adiantou como se dará o projeto: “Além da animação que foi apresentada hoje,  acompanhando o livro, a ideia é que os leitores possam ter opção de vários finais diferentes da mesma história. Por exemplo: quem quiser ver o sucesso da borboleta como pintora, vai clicar nessa opção; quem quiser saber se ela vai perder peso, também terá essa opção. Ainda vamos reunir com os autores para desenvolver essas ideias para tornar a história bem interativa para os leitores”, pontuou Rocha.

O escritor Juracy Siqueira acredita que esse é o caminho para conquistar os novos leitores já bastante familiarizados com as novas tecnologias. “Quando o livro vem acompanhado de áudio e vídeo, a criança se interessa mais pela leitura da história”, aposta. Para ele a tecnologia tem que ser uma aliada do escritor. “Essa é uma semente que a gente tem que plantar para conquistar os novos leitores. Depois que eles se familiarizam com a leitura a “coisa” só tende a melhorar”, acredita.

Sucesso – As crianças se divertiram com a história da borboleta que por ter nascido acima do peso não consegue voar, mas encontra talento para alçar outros “voos”. Com linguagem simples e bastante colorido, o livro chamou a atenção dos pequenos leitores, que ainda participaram de contação de história, sessão de pintura, tudo regado a pipoca e refrigerante.

O engenheiro Raniery Pontes levou toda a família (esposa e dois filhos) para prestigiar o lançamento do livro. “A gente sempre procura trazê-los  para esses tipos de eventos como forma de despertar o gosto pela leitura neles”, contou. Danilo Pontes, de 6 anos, disse que gostou muito da animação que conta a história narrada no livro. Cecília Pontes, de 9 anos, disse que a leitura já faz parte da rotina dela. “Livro é sempre muito bom, e estar ao lado deles nesse contato com a literatura que é produzida pelos autores paraenses é sempre interessante”, acrescentou Raniery Pontes.

Para a vendedora autônoma Rubia Cavalcante Silva, que levou a filha Eduarda Líria, 9,  a história da Borboleta Julieta resgata valores que devem ser incentivados nas crianças. “A história passa uma mensagem de transformação. O que poderia ser um defeito (estar acima do peso), acaba se transformando em uma qualidade”, pontuou. Eduarda contou que vive cercada de livros e possui sua própria biblioteca. “Tem livros bíblicos, romances e gibis que eu gosto muito”, contou.

Sergio Bastos ficou satisfeito com o resultado da parceria com a jornalista e escritora Linda Ribeiro: “Essa foi minha primeira experiência voltada para o público infantil e fiquei muito satisfeito e pelo vista elas também que se divertiram bastante com a história”. Linda Ribeiro desejou muitos voos para os pequenos leitores.
“Estamos muito contentes com o resultado dessa obra. A Imprensa Oficial entrega um livro muito bem acabado graficamente, de dois profissionais muito competentes em suas áreas de atuação, e dessa forma cumpre seu papel social. Isso é muito gratificante”, pontuou Carmen Palheta, diretora do Diário Oficial do Estado e organizadora do evento de lançamento.   
Fonte: Imprensa Oficial do Estado do Pará.  Disponível em: <http://www.ioepa.com.br/portal/noticias.aspx?id=1975>. Acesso em 16 dez. 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário