segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SEMANA DO FOLCLORE NA BIBLIOTECA TAVERNARD: LENDAS AMAZÔNICAS E HOMENAGEM AO MESTRE VEREQUETE


           Realizou-se na tarde noite do dia 27 de agosto de 2016 (sábado) no calçadão da Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard às comemorações pela SEMANA DO FOLCLORE 2016, cujo tema foi “Resgatando as tradições do folclórico amazônico” através das lendas da região e ainda uma linda homenagem ao Mestre Verequete, um dos mais importantes nomes da cultura popular paraense com relação à dança tradicional do carimbó. A homenagem é em razão das comemorações pelo Dia Municipal do Carimbó celebrado no dia 26 de agosto na cidade de Belém, PA.

O evento cultural reuniu cerca de 100 (cem) pessoas das mais diversas idades, desde os 2 (dois) até 90 (noventa) anos de idade advindos da própria comunidade e convidados de outros bairros do Distrito de Icoaraci.

O espaço da Biblioteca foi todo ornamentado dentro da temática das lendas amazônicas, com bonecos feitos de materiais reciclados deram vida a Cobra Grande, a Matinta Perera e a Iara, além da presença do Boi Bumbá Pingo D`agua (Boi Azul da Bibioteca Tavernard). 

Durante o período de 22 a 30.08.2016 a Biblioteca oportunizou ao público a Exposição de textos e imagens de algumas das principais lendas da Amazônia, com o objetivo de divulgar os mistérios e encantos da magia que somente às lendas possuem em seu repertório cultural.  

O Sr. Àlvaro Costa vestiu-se de sósia do Mestre Verequete e fez seu show a parte, arrancando palmas e sorrisos do público presente em razão de muita semelhante ao artista paraense. 

Sr. Alvaro Costa sósia do mestre Verequete: homenagem ao grande talento paraense.
O voluntário da biblioteca Wenderson inspirado na Lenda do Boto vestiu-se a caráter a fez uma performance muito contagiante do homem que se transforma em boto para seduzir as jovens embalado no ritmo do carimbó.

Wenderson (voluntário da biblioteca) representando o personagem da lenda do boto.
 Às crianças que frequentam a biblioteca também tiveram participação na programação com a leitura de narrativas das lendas amazônicas.  Apresentaram-se com desembaraço e alegria, sendo bastante aplaudidas pelo público presente. 

Welbert contando e narrando a lenda da Cobra Grande.
Mariane contando a lenda do Curupira.
Crianças aproveitando o espaço da Biblioteca durante o evento do Folclore.
Também esteve presente na programação o poeta e escritor paraense Sr. Apolo da Caratateua que com maestria e simplicidade declamou suas poesias que enaltecem o cotidiano amazônico.

Poeta e escritor Apolo da Caratateua declamando seus poemas com a temática amazônica.
Houve a participação especial do Grupo de Carimbó de Icoaraci, coordenado pelo mestre Ray, responsável pelo tradicional ambiente cultural de Icoaraci “Espaço Coisas de Negro”, localizado no próprio bairro do Cruzeiro. Músicas contagiantes, típicas do ritmo de carimbó, fizeram os participantes curtirem o verdadeiro ritmo regional ao som do batuque. 

Grupo de carimbó de Icoaraci fazendo a festa no calçadão em frente a Biblioteca Comunitária.
Aspecto da comunidade prestigiando o evento cultural.
Toda a programação foi embalada ao som de muito carimbo, principalmente os de autoria do mestre Verequete que foi homenageado com muita honra pela Biblioteca Comunitária, oportunizando a nova geração o contato com suas obras musicais tão ricas e representativas das cores paraenses. 


Fonte: Biblioteca Tavernard

Nenhum comentário:

Postar um comentário