A Biblioteca Tavernard esteve participando como convidada do 7º
módulo do programa “Tô Na Rede” que realizou-se no período de 06 a 10 de abril de 2015 no Infocentro da Biblioteca Pública Estadual Arthur Vianna da Fundação Cultural do Pará.
Nossos dois representantes foram os jovens voluntários Wenderson Paes e Cristiellen Barbosa que ativamente participaram da programação e que dará belos frutos para a Biblioteca Tavernard.
Nossos dois representantes foram os jovens voluntários Wenderson Paes e Cristiellen Barbosa que ativamente participaram da programação e que dará belos frutos para a Biblioteca Tavernard.
"O projeto TÔ NA REDE é uma parceria entre o Instituto de Políticas
Relacionais, com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e com a Fundação Bill e Melinda Gates que propõe
melhorar e aumentar o engajamento das bibliotecas públicas com a
comunidade e o uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) pelos
funcionários da biblioteca, para melhor atender as necessidades de informação
da comunidade.
A
metodologia será participativa ao longo do projeto, com a participação dos
funcionários e com o engajamento da comunidade para desenvolver conjuntamente
um plano de atividades em um Guia de Referência para outras bibliotecas
públicas do país replicar a iniciativa. O projeto prevê a realização de todas
as suas atividades em 12 meses em 3 cidades diferentes (Arapiraca – AL, Belém –
PA e São Paulo – SP)". (1)
________________________________________________________________________________
Eis abaixo matéria na íntegra da Agência Pará que divulga o projeto e cita um dos participantes da Biblioteca Tavernard no módulo do programa.
________________________________________________________________________________Educomunicação é tema do 7º módulo do programa “Tô Na Rede”
"Fruto da
parceria entre o Instituto de Políticas Relacionais, o Sistema Nacional de
Bibliotecas Públicas e a Fundação Bill & Melinda Gates, o programa “Tô Na
Rede” chega ao seu 7º módulo de atividades na Biblioteca Pública Arthur Vianna,
da Fundação Cultural do Pará. O programa, que tem como objetivo ajudar a
melhorar a relação das bibliotecas públicas com a comunidade e aumentar o uso
de tecnologias pelos funcionários destes espaços, traz como temática principal
desta etapa o conceito de “Educomunicação”.
A
Educomunicação é uma metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos
tecnológicos a favor da aprendizagem. É o encontro da educação com a
comunicação multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida
com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área.
Conhecida de forma abreviada por “educom”, ela pode se utilizar de rádio
escolar, videogames, softwares de aprendizagem online, blogs, fotografia, além
de projetos de entrevistas e reportagens executadas por estudantes e
professores.
Ao
longo desta semana, os participantes do programa “Tô na Rede” e
convidados acompanharam as diversas etapas de um projeto audiovisual
baseado no conceito de “educom”. “Aprendemos alguns conceitos e de
que forma a criação de vídeos e a interação em rede podem ajudar a compartilhar
aquilo que os espaços culturais tem a oferecer e ainda atrair mais pessoas para
participar desse ambiente das bibliotecas”, conta Terezinha Lima, 57,
funcionária da Biblioteca Municipal Avertano Rocha.
Todos os
envolvidos nesta etapa das atividades foram divididos em grupos para a
realização deste produto final, que será a produção de um vídeo com as
atividades e serviços oferecidos pela Arthur Vianna, além de entrevistas com a
comunidade. “Há um grupo de filmagem, outro de edição, um de produção e assim
por diante. Hoje, gravamos por diversos espaços de leitura, como o infocentro e
a biblioteca circulante, além de abordar pessoas nas ruas para colher
depoimentos. Amanhã vamos focar na edição deste material”, explica Suzana Tota,
coordenadora de processos técnicos da Arthur Vianna.
Integrantes
do grupo “Escola de Capoeira”, de Icoaraci, e de rodas de carimbó de Belém
foram convidados para as gravações, que ocorreram no 2º andar da biblioteca,
para mostrar que também são promovidos neste espaço diversos eventos culturais.
“Essa turma se mostrou muito entusiasmada com o programa e apresenta grande
potencial – um potencial que não pode ser desperdiçado. Eles têm grande
interesse em mostrar para as pessoas que a biblioteca é mais do que livros e
torná-la um espaço vivo”, declarou Isis de Palma, uma das instrutoras do
módulo.
Prêmio
compartilhado
A Biblioteca
Pública Arthur Vianna foi escolhida pela Fundação Bill & Melinda Gates, em
setembro de 2014, para receber o programa “Tô na Rede”. No Brasil, apenas três
bibliotecas foram contempladas pelo programa: a Biblioteca Pública Arthur
Vianna (única estadual) e as bibliotecas públicas municipais de Taubaté (SP) e
Arapiraca (AL). Mesmo tendo sido a escolhida, a Arthur Vianna trouxe para suas
atividades profissionais e usuários de outras bibliotecas da capital para
que também recebessem o treinamento.
É o caso
de Wenderson Paes, 16, que é leitor da Biblioteca Avertano Rocha e voluntário
na Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard. “Fiquei muito feliz com o convite
e acredito que o que estamos fazendo aqui depois poderei levar para as
bibliotecas que frequento e ajudo; inclusive iniciando ali a produção de
vídeos que ajudem a divulgar e compartilhar suas informações e atividades,
coisas que estamos aprendendo hoje”, comenta.
Além de
dividir o conhecimento e capacitação ofertados, a Biblioteca Pública Arthur
Vianna decidiu compartilhou com a Biblioteca Municipal Avertano Rocha os
computadores e equipamentos doados pela Fundação Bill & Melinda Gates como
parte do programa. “Quando permitiram que a gente participasse desde a primeira
aula e ainda pediram para dividir esses equipamentos eles nos deram um grande
presente. E o que sentimos é muita gratidão!”, declara Terezinha Lima,
funcionária da Avertano Rocha ". (2)
(1) Fonte:
http://tonarede.org.br/pt/sobre-o-projeto/
(2) Fonte: Da
Redação. Agência Pará de Notícias. Atualizado em 09/04/2015 16:10:00
Andreza Gomes. Fundação Cultural do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário