quinta-feira, 16 de abril de 2015

Biblioteca Tavernard é citada na Agência Pará pela participação no programa TÔ NA REDE.







 
Bibliotecas recebem equipamentos e reforçam sua parceria em prol da leitura 

A Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP), recebeu nesta sexta-feira, 10, os equipamentos doados por meio do programa “Tô na Rede” – fruto da parceria entre o Instituto de Políticas Relacionais, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a Fundação Bill & Melinda Gates. Parte da doação também foi direcionada, a pedido da beneficiada, à Biblioteca Municipal Avertano Rocha – que durante as atividades de capacitação ainda trouxe como convidada a Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard. A cerimônia de repasse contou com a presença de bibliotecários, técnicos e dirigentes da Arthur Vianna.

“Estamos muito felizes. Viemos no dia do lançamento do programa ‘Tô na Rede’, na condição de convidadas, apenas para assistir. Conversando com os técnicos daqui comentamos sobre nosso trabalho voltado para as comunidades ribeirinhas. Quando de repente ligaram nos convidando a participar do programa juntos, nem acreditei. Só tenho a agradecer a todos”, declarou Socorro Baía, diretora da Biblioteca Municipal Avertano Rocha.

A instrutora do programa, Isis de Palma, comentou que esse tipo de iniciativa foi o motivo para que a Arthur Vianna fosse escolhida como uma das três beneficiadas no país. “É uma biblioteca que dá exemplo e demonstra constantemente que é possível trabalhar em rede, com espaços parceiros e sempre em favor da comunidade”, afirmou. Já a diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, lembrou os desafios de ser uma agente cultural e educacional numa região cheia de peculiaridades como a Amazônia.

“A FCP se sente muito honrada de ser incluída nesse projeto por intermédio da Biblioteca Arthur Vianna. Trabalhar em rede é realmente um desafio para uma região de grandes dimensões como a nossa. E uma das primeiras coisas que falei com o Guilherme (coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas) é que nos municípios onde tem internet devíamos manter um diálogo em videoconferência constante. Essa iniciativa do programa (Tô na Rede) é uma experiência que queremos compartilhar”, declarou a diretora.

A coordenadora da Biblioteca Arthur Vianna declarou sua gratidão pelo apoio e dedicação de todos os técnicos da instituição. “Temos ainda o compromisso de colocar todo o acervo para livre acesso aos usuários e sei que vamos conseguir”, assegurou. As palavras de Ruth dos Santos contagiaram as instrutoras do programa. “A gente sabe como é difícil avançar dentro de uma estrutura governamental cheia de hierarquias. Levo de Belém a sensação de que vocês são um exemplo para o Brasil”, declarou Lia Capovilla.

Etapas – Um vídeo produzido pelos participantes do programa ao longo da última semana, contando um pouco sobre as atividades realizadas na biblioteca, foi exibido logo após os termos de doação para as duas bibliotecas serem assinados por seus representantes. O encerramento desta sexta-feira, com a entrega de equipamentos tecnológicos, marcou a conclusão do 7º módulo do programa “Tô na Rede”, do qual ainda restam três etapas. A próxima está marcada para o final do mês de abril.

Fonte: Da Redação. Agência Pará de Notícias. Atualizado em 11/04/2015. .Andreza Gomes. Fundação Cultural do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário