terça-feira, 30 de julho de 2013

Vale do Rio Doce doa livro para Biblioteca Tavernard


A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard recebeu para seu acervo dois exemplares de uma bonita obra de autoria da Companhia Vale do Rio Doce. 

Com o título "Vale - Nossa História", a multinacional eterniza sua trajetória com o lançamento deste  livro, cujo conteúdo é recheado de casos interessantes, dados históricos e muitas fotos históricas.


Inicialmente a ideia era fazer um simples catálogo de fotos, mas o material encontrado foi tão amplo, que o resultado foi um emocionante livro de 420 páginas. Com tiragem de 15 mil exemplares, a publicação está sendo distribuída para bibliotecas públicas, escolas e universidades de todo o país. O livro faz parte de um projeto de recuperação da memória da Vale.

Alguns trechos da obra:


“No dia 3 de junho de 1942, as páginas dos principais jornais brasileiros estavam ocupadas com notícias sobre a Segunda Guerra Mundial: ataques de submarinos alemães a navios brasileiros, pressões para o presidente Getúlio Vargas decidir pela entrada do Brasil no conflito, estratégias dos países aliados para conter o avanço das tropas de Hitler... Havia, no entanto, em cada uma das publicações, um pequeno espaço dedicado à notícia da criação, no dia anterior, de uma nova mineradora no país. O Jornal do Brasil, por exemplo, reservara ao fato um espaço no miolo da página 5. O título não era muito atraente: “Encampadas a Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia e a da Itabira [sic].” Assim nascia a Companhia Vale do Rio Doce, com um capital de 200 mil contos de réis”.

(trecho extraído da apresentação do livro "Vale - Nossa História")





Fonte: Biblioteca Tavernard, 30 de julho de 2013, 19:40h
http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Paginas/Vale-conta-sua-historia-em-livro.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário