terça-feira, 30 de julho de 2013

Livros de autores paraenses são destaques na Biblioteca Tavernard

Neste momento de reorganização da Biblioteca Comunitária, será disponibilizado um espaço exclusivo para os livros dos autores paraenses ou que expressam conteúdo com temas da literatura e da diversidade regional e amazônica. 

Trata-se do "ESPAÇO LITERÁRIO RANCHO FUNDO", uma alusão ao pequeno chalet de madeira construido nos fundos da família Tavernard,  onde o poeta no auge de sua mocidade teve que ser recolhido devido a hanseníase, mas que também representa o local onde o poeta "escreveu as mais belas e primorosas páginas de literatura, vazadas todas, num estilo todo seu, próprio, personalíssimo" (1).

O espaço será disponibilizado através de um acervo limitado, onde os leitores terão acesso aos mais variados títulos de livros de autoria local e regional. Conforme a Biblioteca for adquirindo mais títulos deste gênero, será posto à disposição de nossos usuários.

TÍTULOS REGIONAIS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA

OBRA HISTÓRICA

Trata-se de uma reedição histórica do primeiro e único livro publicado em vida pelo poeta Tavernard

Fêmea - Antonio Tavernard



A primeira edição foi publicada em 1930, impresso nas oficinas gráficas do Instituto Lauro Sodré, sendo agora reeditada, revisada e atualizada em 2011 pela Editora Paka Tatu. Foi incluido nesta nova publicação notas e prefácios pelo escritor, jornalista e professor Alfredo Garcia-Bragança.
O escritor Georgenor Franco descreveu o livro "Fêmea" da seguinte forma:
"O fundo sociológico de seus contos - os de Fêmea- é notável. Ninguém até hoje nos descreveu melhor o subúrbio de Belémnem nos falou com mais humana verdade do que ele sobre o drama anônimo do proletariado, que, era, na afirmativa de Tavernard, 'um formigueiro arrasado pela fome ao trabalho e devolvido do trabalho com a fome'".
O livro está para consulta in loco na Biblioteca para os leitores que desejarem tirar suas curiosidades sobre esta preciosidade literária produzida das penas do grande poeta icoaraciense Antônio Tavernard. Eis acima a capa do nova reedição do livro que manteve o desenho artístico original da primeira edição. 


OUTROS TÍTULOS

 A Biblioteca adquiriu O Bem-te-viajante”(2008, 38 pág.); Um peixinho chamado arco-íris” (2012, 40 pág., 2ª edição) e o O Jabutigão amazônico". Tratam-se de três obras infanto-juvenil de conto amazônico de autoria do escritor Luiz Peixoto Ramos, conhecido como “Jabutigão”, personagem de seus livros. O autor nasceu na Paraíba, porém tornou-se um paraense nato. Através de seu personagem, conseque atrair a atenção das crianças numa viagem através dos livros. 



Luiz Peixoto "Jabutigão".







Na foto ao lado, o coordenador da Biblioteca e o autor Luiz Peixoto no Parque Zoobotânico, Bosque Rodrigues Alves, Belém, PA.







Fonte: Biblioteca Tavernard, 30 de julho de 2013, 15:54h

(1) FRANCO, Georgenor. Um poeta, um destino. In: UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA. Asas da Palavra, Belém, v.4, n.9, out. 1998.

Um comentário:

  1. UM TRABALHO MARAVILHOSO ,PARABÉNS A EQUIPE. A ESCOLA SOL GOSTARIA DE RECEBER UM CONVITE PARA PARTICIPAR COM NOSSOS ALUNOS!UM ABRAÇO!!

    ResponderExcluir