quarta-feira, 12 de abril de 2017

FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ E BIBLIOTECA TAVERNARD REALIZAM I WORKSHOP PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA LEITURA



O primeiro WORKSHOP PRATICAS DE PROMOÇÃO DA LEITURA promovido pela Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard em parceria com a Fundação Cultural do Pará (FCP) reuniu cerca de 15 participantes no dia 10 de abril no horário entre 14:00h às 17:30h no próprio espaço cultural em Icoaraci.
A atividade faz parte da programação cultural do mês de abril da Biblioteca Tavernard e foi prestigiada por profissionais da área educacional, voluntários, professores e jovens da comunidade atendida pela Biblioteca Comunitária.
O evento foi coordenado pelos dois técnicos da Fundação que usando um método dinâmico de apresentação expuseram aos participantes alguns exemplos de práticas de mediação de leitura.
Explanaram sobre o uso de sessões de Cinema na biblioteca, recomendando como um complemento do livro. Houve ainda a leitura e narração de uma história pelos participantes, seguido da explicação sobre o uso dos fantoches, criação de objetos das próprias histórias e o “picolé” (espécie de picolé com poesias e que é servido aos participantes e são acondicionados em um isopor).
O evento foi bastante participativo, como uma roda de conversa, onde experiências foram trocadas e ações foram sugeridas. Uma das ações é promover uma Oficina de Promoção da Leitura em Icoaraci com uma carga horária maior e com as práticas sendo aplicadas.  Esta oficina terá que ser consultada para ver data e local para sua realização, assim como disponibilidade da Fundação.

Parabéns aos participantes, rumo a construção de uma comunidade de leitores!

Técnicos da Fundação exibindo exemplo de prática de leitura. Fonte: Biblioteca Tavernard

Participantes interagindo na atividade. Fonte: Biblioteca Tavernard

Exemplo de objetos e figuras que complementam o livro. Fonte: Biblioteca Tavernard

Momento de exibição de vídeo e filme sobre a leitura e o livro. Fonte: Biblioteca Tavernard


Fonte: Biblioteca Tavernard

Nenhum comentário:

Postar um comentário