sexta-feira, 21 de abril de 2017

RODA DE LEITURA EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DO LIVRO NA BIBLIOTECA TAVERNARD



Ainda pelas celebrações pelo Dia Nacional do Livro no dia 18 de abril, data esta que marca o nascimento do escritor Monteiro Lobato, a Biblioteca Tavernard realizou na tarde/ noite do dia 20 de abril (quinta-feira) em seu espaço cultural uma Roda de Leitura contando com a presença de mais de 15 crianças da própria comunidade. 

Foi um momento bastante descontraído e com a participação efetiva das crianças. Vários títulos infantis foram narrados e comentados pelos participantes da roda. 

Todos participaram mediados pelos voluntários da Biblioteca, Srs. Valdemir e Wenderson. No final todos foram agraciados com um brinde (ovo de páscoa) que também acabou fazendo alusão a Páscoa. 
Roda de Leitura na Biblioteca Tavernard em alusão ao Dia Nacional do Livro. Fonte: BIblioteca Tavernard

Fonte: Biblioteca Tavernard

BIBLIOTECA TAVERNARD REALIZA PALESTRA EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DO LIVRO NA ESCOLA CRISTA EDUARDO MILLER EM ICOARACI

No dia 20 de abril de 2017 das 08:00h às 09:00h, o bibliotecário e coordenador da Biblioteca Tavernard, Sr. Valdemir Silva, esteve proferindo palestra em alusão ao Dia Nacional do Livro comemorado no dia 18 de abril aos alunos da Escola Cristã Eduardo Miller

A atividade reuniu todos os alunos do 1º ao 5º ano da instituição e encerrou às atividades na escola alusivas a data pelo Dia Nacional do Livro. 

A Biblioteca Tavernard realizou a atividade de forma bem prática com a exibição de um pequeno vídeo sobre a leitura e o livro, seguido de uma palestra explicativa sobre a história do livro, da escrita, leitura e da biblioteca. 

Os participantes acompanhados de seus professores foram bastante atenciosos e participativos quanto ao tema. Foi um momento bastante proveitoso e prazeiroso quanto ao incentivo a leitura através de iniciativas da própria escola.

Fonte: Biblioteca Tavernard

ESCOLA MUNICIPAL AVERTANO ROCHA E BIBLIOTECA TAVERNARD JUNTOS EM PARCERIA PELO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

A Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Avertano Rocha (carinhosamente chamada de Avertaninho) realizaram dois dias de atividades culturais com os seus alunos em alusão do Dia Nacional do Livro Infantil.

A programação cultural ocorreu nos dias 18 e 19 de abril nos dois turnos e além de comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, ainda marcou a inauguração da Biblioteca Escolar que por coincidência se chama Biblioteca Escolar Antonio Tavernard.  

No primeiro dia pela manhã, houve a abertura da programação contando com a presença da Direção e equipe pedagógica da escola, às professoras Maria Luisa e Maria Helena responsáveis pela Biblioteca, do bibliotecário coordenador da Biblioteca Tavernard, Sr. Valdemir Silva, acompanhados dos colaboradores Fabricio Quadros e Wenderson Paes, além de convidados representando o Sistema Municipal de Biblioteca (SISMUB) e da presença do poeta Apolo da Caratateua.
Tanto no primeiro, como no segundo dia,  houve a participação dos alunos com leitura de algumas poesias do poeta Tavernard e ainda foram agraciados com prêmios pela escola e reconhecimento aos alunos que mais leram e ou frequentaram a biblioteca nos últimos meses.  

A Biblioteca Tavernard ofereceu a escola os expositores sobre a biografia do poeta Tavenard, além de proferir palestras sobre a vida e obra do poeta icoaraciense. Para quase a totalidade dos alunos muitos não conheciam a rica e bonita trajetória do poeta que nasceu em Icoaraci em 1908. Poeta este que hoje está sendo homenageado pela escola com o nome em sua biblioteca. 
Espaço da Biblioteca Escolar ornamentados pelos Expositores da Biblioteca Comunitária. Fonte: Biblioteca Tavernard


Palestra sobre a vida e obra do poeta Tavernard aos alunos nos dias de evento. Fonte: Biblioteca Tavernard

As turmas do 6º ao 9º ano se revezaram no auditório da escola devido o espaço limitado, mas não houve a quebra da programação, atingindo todas as turmas nos dias de programação. Mais de duzentos e cinquenta alunos ouviram e aprenderam sobre a vida e obra do poeta Tavernard. 

Aspecto da Biblioteca Escolar da Escola Municipal Avertano Rocha. Destaque para a Casa do Poeta ao fundo. Fonte: Biblioteca Tavernard

Houve uma grande movimentação na biblioteca durante o evento, pois os alunos procuraram o espaço atrás de mais informações sobre o poeta Tavernard e outros títulos.

Responsaveis pela Biblioteca Escolar apresentando a biblioteca para os alunos. Fonte: Biblioteca Tavernard

Fonte: Biblioteca Tavernard

quarta-feira, 12 de abril de 2017

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ LANÇA CAMPANHA DE INCENTIVO A LEITURA



O Governo do Estado do Pará através das Secretarias de Estado de Educação (SEDUC), de Cultura (SECULT), de Comunicação (SECOM) e ainda contando com a parceria do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), Imprensa Oficial do Estado (IOEPA) e Fundação Cultural do Pará (FCP) lançaram no dia 11 de abril, no Teatro Teatro Margarida Schivasappa, a campanha de incentivo à leitura intitulada “Ler pode mudar a sua história”.

A Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard foi convidada para o evento através da IOEPA e se fez representar pelo coordenador/ bibliotecário Sr. Valdemir Silva e voluntário Wenderson Paes. 

O objetivo da campanha é unir forças para incentivar o gosto pela leitura no Estado, não só através dos órgãos oficiais, mas principalmente da sociedade civil e da comunidade em geral. Materiais de divulgação foram disponibilizados, além da disponibilidade de informações no site da IOEPA através do Projeto Livro Solidário. 

Na ocasião houve também o lançamento do tema da XXI Feira do Livro; entrega de kits de leitura; reconhecimento de empresas, projetos e iniciativas que incentivam a leitura e uma palestra com o professor e pesquisador na área da leitura, João Luís Ceccantini, que atualmente coordena o Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Leitura e Literatura na Escola” e é um dos representantes do Instituto Pró-Livro, responsável pela pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. 

Todo o material arrecado na campanha será entregue ao Projeto Livro Solidário e ainda haverá outras ações durante o mês de abril. A campanha tem ações previstas ao longo do ano e disponibiliza uma página na internet, acessada pelo endereço www.pa.gov.br/leitura com informações e tutoriais, contendo material para download, dicas de como montar um ponto de leitura, projetos de arrecadação, locais para doações de obras, informações sobre editais de Literatura da Fundação Cultural e um contador, mostrando o número de doações recebidas.

Na ocasião a Biblioteca Tavernard foi presenteada com um kit de leitura das mãos dos coordenadores do Livro Solidário da IOEPA. 

Fonte: Biblioteca Tavernard. Texto base: CAVALCANTI, Alexandra, Disponível em: http://sead.pa.gov.br/noticia/governo-lan%C3%A7a-campanha-para-aumentar-n%C3%BAmero-de-leitores

FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ E BIBLIOTECA TAVERNARD REALIZAM I WORKSHOP PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA LEITURA



O primeiro WORKSHOP PRATICAS DE PROMOÇÃO DA LEITURA promovido pela Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard em parceria com a Fundação Cultural do Pará (FCP) reuniu cerca de 15 participantes no dia 10 de abril no horário entre 14:00h às 17:30h no próprio espaço cultural em Icoaraci.
A atividade faz parte da programação cultural do mês de abril da Biblioteca Tavernard e foi prestigiada por profissionais da área educacional, voluntários, professores e jovens da comunidade atendida pela Biblioteca Comunitária.
O evento foi coordenado pelos dois técnicos da Fundação que usando um método dinâmico de apresentação expuseram aos participantes alguns exemplos de práticas de mediação de leitura.
Explanaram sobre o uso de sessões de Cinema na biblioteca, recomendando como um complemento do livro. Houve ainda a leitura e narração de uma história pelos participantes, seguido da explicação sobre o uso dos fantoches, criação de objetos das próprias histórias e o “picolé” (espécie de picolé com poesias e que é servido aos participantes e são acondicionados em um isopor).
O evento foi bastante participativo, como uma roda de conversa, onde experiências foram trocadas e ações foram sugeridas. Uma das ações é promover uma Oficina de Promoção da Leitura em Icoaraci com uma carga horária maior e com as práticas sendo aplicadas.  Esta oficina terá que ser consultada para ver data e local para sua realização, assim como disponibilidade da Fundação.

Parabéns aos participantes, rumo a construção de uma comunidade de leitores!

Técnicos da Fundação exibindo exemplo de prática de leitura. Fonte: Biblioteca Tavernard

Participantes interagindo na atividade. Fonte: Biblioteca Tavernard

Exemplo de objetos e figuras que complementam o livro. Fonte: Biblioteca Tavernard

Momento de exibição de vídeo e filme sobre a leitura e o livro. Fonte: Biblioteca Tavernard


Fonte: Biblioteca Tavernard