sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Novo layout 2014 da Biblioteca Tavernard


      Neste início de ano a Biblioteca Tavernard reabre suas portas com novo layout para melhor comodidade para seus usuários e leitores. 

Eis abaixo algumas fotos das mudanças físicas, serviços e atividades que estão e/ou estarão sendo oferecidos.

a)      Carteirinha de empréstimo

Estão disponíveis para os novos usuários. Basta apresentar cópia de comprovante residência, uma foto, cópia da carteira de identidade do responsável ou meia passagem no caso de estudante e, preencher uma ficha de inscrição individual na biblioteca.

No mesmo dia da inscrição o usuário terá direito a uma carteirinha provisória que lhe dará direito ao empréstimo de 01 livro e 02 gibis com prazo de entrega de até 07 dias úteis, podendo ser renovado por igual período. 

b)      Jornais semanais

Os jornais de circulação local estarão disponíveis em área reservada para este fim, localizado bem na entrada da biblioteca. Nossos usuários podem sentir-se a vontade para ler as recentes notícias veiculadas pela imprensa local. Sazonalmente, outros jornais de circulação nacional também estarão disponíveis na biblioteca.

c)       Gibiteca

O espaço destinado às coleções de gibis, livros infanto-juvenis e material lúdico foi todo reorganizado visando atrair a atenção de um público muito especial: às crianças. Vale ressaltar que diariamente este espaço é o mais visitado na biblioteca.


d)      Mapoteca

A Mapoteca é o espaço exclusivo onde ficam os mais diversos mapas para consulta e pesquisa. A biblioteca possui atualmente aproximadamente 40 mapas, entre mapas-múndi; do Brasil; do Estado do Pará; da cidade de Belém e do Distrito de Icoaraci. 

e)      Hemeroteca
Os recortes selecionados de matérias dos principais jornais de circulação local e nacional podem ser consultados na Hemeroteca. Estão dispostos na Biblioteca, em pastas suspensas, em ordem alfabética e organizados no arquivo de aço destinado a estes materiais.  

f)       Cine-Biblioteca

Às sessões de cinema da Biblioteca, estarão ocorrendo mensalmente e nas programações especiais de datas comemorativas, como o Dia do Livro, da Páscoa, Quadra Junina, do Folclore, Semana da Biblioteca, Dia das Crianças e Natal Solidário. 

As exibições são temáticas com a finalidade de instruir o público e disseminar conhecimento através da atividade que está sendo realizada. 

g)      Varal da Poesia

Trata-se de um espaço “nas nuvens” (linguagem utilizada no meio digital) onde os livros ficam dispostos em uma corda formando um varal literário com títulos poéticos. No momento apenas os livros infanto-juvenil estão no varal e por isso encontram-se próximo a Gibiteca. 


h)      Espaço Literário Tavernard

Espaço destinado à literatura paraense, onde os livros dos autores locais ou com temas regionais estão organizados à disposição dos usuários em um espaço especial. Autores como o próprio Tavernard, com seu livro “Fêmea” (título reeditado);  Antônio Juraci Siqueira; Bruno de Menezes; Dalcídio Jurandir; Carlos Rocque; entre outros. 

i)        Memorial Tavernard

Ambiente na biblioteca destinado in memoriam ao poeta Tavernard. Inicialmente estão expostos fotos da Casa do Poeta e alguns dos seus poemas e poesias mais conhecidos. No decorrer do ano, a organização da Biblioteca estará aprimorando e enriquecendo o espaço com banners com a biografia e bibliografia do poeta; expositor para seu livro e um busto ainda a ser confeccionado por um artista local. 
  
 


j)        Exposição “Memória da Vila Sorriso”

A Exposição fotográfica permanente “Memória da Vila Pinheiro” está de volta ao espaço cultural da Biblioteca Tavernard, a partir deste mês de janeiro de 2014. Diferente da primeira edição, onde havia mais de 20 (vinte) fotos, desta vez apenas 12 (doze) fotos selecionadas fazem parte da amostra.

 

k)      Centro de Reforço Escolar

Trata-se de uma ação social inovadora da Biblioteca neste ano de 2014. A ideia é aproveitar o espaço físico e alguns materiais para oferecer aulas de reforço escolar com o pagamento simbólico de uma taxa mensal, para a manutenção do projeto e dos professores. 

Inicialmente o foco será para a leitura e redação, porém outras disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Literatura Brasileira estarão sendo ofertadas. As pesquisas e trabalhos escolares também serão auxiliados durante as aulas conforme a necessidade do aluno.     



 Fonte: Biblioteca Tavernard,  31 jan. 2014.



 

Um comentário: