sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Acessibilidade: Biblioteca Tavernard sinaliza acesso especial aos usuários cadeirantes


Como parte da nova reorganização e layout da Biblioteca Tavernard, desde o dia 28 de janeiro de 2014, o espaço comunitário passou a ser sinalizado com acesso especial aos usuários cadeirantes que desejam usufruir das atividades ou simplesmente desfrutar de uma boa leitura na Biblioteca.

Dessa forma a Biblioteca coloca em prática o que diz a Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que “estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências”.1 


De acordo com a Lei, acessibilidade, significa a “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”.2

A Biblioteca dessa forma assegura o direito deste tipo especial de usuário de frequentar o nosso ambiente cultural de acesso público de forma segura e eficiente. 

Fonte:  Biblioteca Tavernard, 29.01.2014, às 14:25h.
1,2 - Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.





Aniversário de Belém é tema de encontro na Biblioteca Tavernard



Como parte das comemorações pelos 398 anos de fundação da cidade de Belém no dia 12.01.2014, a Biblioteca Tavernard promoveu no dia 25.01.2014 um encontro temático sobre o aniversário da cidade. O evento contou com a participação de apenas alguns convidados da comunidade entre jovens e adultos.

A palestra discorreu sobre o processo de desenvolvimento histórico da cidade, partindo desde a chegada do português Francisco Caldeira Castelo Branco em 1616, passando pelo período Colonial, destacando as obras arquitetônicas produzidas por José Landi durante o Ciclo da Borracha na famosa Belle Époque. O governo do intendente municipal Antônio Lemos também teve destaque na atividade. 

Fotos, vídeos e textos de apoio serviram de material para o embasamento teórico da atividade, cujos registros foram pesquisados no acervo da própria Biblioteca.

Durante a semana que antecedeu o dia de aniversário de Belém, foram expostos vários livros com títulos que relatam sobre a história da cidade, sejam estes para pesquisa ou simplesmente para uma boa leitura visando conhecer mais sobre a história da capital paraense. 

Fonte: Biblioteca Tavernard, 28.01.2014, às 21:25h.

Novo layout 2014 da Biblioteca Tavernard


      Neste início de ano a Biblioteca Tavernard reabre suas portas com novo layout para melhor comodidade para seus usuários e leitores. 

Eis abaixo algumas fotos das mudanças físicas, serviços e atividades que estão e/ou estarão sendo oferecidos.

a)      Carteirinha de empréstimo

Estão disponíveis para os novos usuários. Basta apresentar cópia de comprovante residência, uma foto, cópia da carteira de identidade do responsável ou meia passagem no caso de estudante e, preencher uma ficha de inscrição individual na biblioteca.

No mesmo dia da inscrição o usuário terá direito a uma carteirinha provisória que lhe dará direito ao empréstimo de 01 livro e 02 gibis com prazo de entrega de até 07 dias úteis, podendo ser renovado por igual período. 

b)      Jornais semanais

Os jornais de circulação local estarão disponíveis em área reservada para este fim, localizado bem na entrada da biblioteca. Nossos usuários podem sentir-se a vontade para ler as recentes notícias veiculadas pela imprensa local. Sazonalmente, outros jornais de circulação nacional também estarão disponíveis na biblioteca.

c)       Gibiteca

O espaço destinado às coleções de gibis, livros infanto-juvenis e material lúdico foi todo reorganizado visando atrair a atenção de um público muito especial: às crianças. Vale ressaltar que diariamente este espaço é o mais visitado na biblioteca.


d)      Mapoteca

A Mapoteca é o espaço exclusivo onde ficam os mais diversos mapas para consulta e pesquisa. A biblioteca possui atualmente aproximadamente 40 mapas, entre mapas-múndi; do Brasil; do Estado do Pará; da cidade de Belém e do Distrito de Icoaraci. 

e)      Hemeroteca
Os recortes selecionados de matérias dos principais jornais de circulação local e nacional podem ser consultados na Hemeroteca. Estão dispostos na Biblioteca, em pastas suspensas, em ordem alfabética e organizados no arquivo de aço destinado a estes materiais.  

f)       Cine-Biblioteca

Às sessões de cinema da Biblioteca, estarão ocorrendo mensalmente e nas programações especiais de datas comemorativas, como o Dia do Livro, da Páscoa, Quadra Junina, do Folclore, Semana da Biblioteca, Dia das Crianças e Natal Solidário. 

As exibições são temáticas com a finalidade de instruir o público e disseminar conhecimento através da atividade que está sendo realizada. 

g)      Varal da Poesia

Trata-se de um espaço “nas nuvens” (linguagem utilizada no meio digital) onde os livros ficam dispostos em uma corda formando um varal literário com títulos poéticos. No momento apenas os livros infanto-juvenil estão no varal e por isso encontram-se próximo a Gibiteca. 


h)      Espaço Literário Tavernard

Espaço destinado à literatura paraense, onde os livros dos autores locais ou com temas regionais estão organizados à disposição dos usuários em um espaço especial. Autores como o próprio Tavernard, com seu livro “Fêmea” (título reeditado);  Antônio Juraci Siqueira; Bruno de Menezes; Dalcídio Jurandir; Carlos Rocque; entre outros. 

i)        Memorial Tavernard

Ambiente na biblioteca destinado in memoriam ao poeta Tavernard. Inicialmente estão expostos fotos da Casa do Poeta e alguns dos seus poemas e poesias mais conhecidos. No decorrer do ano, a organização da Biblioteca estará aprimorando e enriquecendo o espaço com banners com a biografia e bibliografia do poeta; expositor para seu livro e um busto ainda a ser confeccionado por um artista local. 
  
 


j)        Exposição “Memória da Vila Sorriso”

A Exposição fotográfica permanente “Memória da Vila Pinheiro” está de volta ao espaço cultural da Biblioteca Tavernard, a partir deste mês de janeiro de 2014. Diferente da primeira edição, onde havia mais de 20 (vinte) fotos, desta vez apenas 12 (doze) fotos selecionadas fazem parte da amostra.

 

k)      Centro de Reforço Escolar

Trata-se de uma ação social inovadora da Biblioteca neste ano de 2014. A ideia é aproveitar o espaço físico e alguns materiais para oferecer aulas de reforço escolar com o pagamento simbólico de uma taxa mensal, para a manutenção do projeto e dos professores. 

Inicialmente o foco será para a leitura e redação, porém outras disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Literatura Brasileira estarão sendo ofertadas. As pesquisas e trabalhos escolares também serão auxiliados durante as aulas conforme a necessidade do aluno.     



 Fonte: Biblioteca Tavernard,  31 jan. 2014.



 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Biblioteca Tavernard agora no twitter.com/acbcant

A partir de hoje (23.01.2014) a Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard poderá ser seguida no twitter.com/acbcant é mais uma ferramenta disponível na Internet para que nossos usuários e colaboradores possam ficar antenados com nossas programações culturais.


Nossa localização no twitter é através da opção @acbcant basta tornar o nosso seguidor para receber as mais recentes informações sobre a Biblioteca Tavernard e assuntos voltados para o incentivo a leitura e ao livro. 

Seja nosso seguidor !!!


Fonte: Biblioteca Tavernard, 23.01.2014, às 17:32h.