A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard recebeu no dia 13 de setembro de 2013 à visita de duas colaboradoras da Campanha Livro Solidário, promovido pelo Governo do Estado do Pará sob coordenação da Imprensa Oficial do Estado (IOEPA).
Na ocasião, estiveram representando a Biblioteca, o bibliotecário e coordenador (Sr. Valdemir Silva); dois colaboradores executivos (Sr. Fabrício e Francisco Quadros) e a jovem voluntária e auxiliar Cristiellem Barbosa. Pela Imprensa Oficial, estiverem presentes a bibliotecária Ana Paula e uma das coordenadoras da Campanha, Srta. Lucila Serique.
O PROJETO LIVRO SOLIDÁRIO
O projeto Livro Solidário é uma ação de estímulo à doação de livros para comunidades com maior vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belém. A iniciativa do Governo do Pará, coordenada pela Imprensa Oficial do Estado, tem como objetivo levar a leitura a quem não tem acesso a ela, por meio da implantação de Espaços de Leitura nas comunidades.
Criado em 2004 pela Articulação pela Cidadania, tendo à frente a primeira-dama do Estado, Ana Jatene, o projeto também beneficia unidades prisionais, de cumprimento de medida socioeducativa e hospitais.
BUSCA DE PARCERIA NO INCENTIVO A LEITURA
A reunião por ter sido o primeiro contato, teve o objetivo de discutir e buscar parceria de trabalho entre a Biblioteca Tavernard e a Campanha Livro Solidário. Vale ressaltar que a Biblioteca que já doou cerca de 4 mil livros em 2011 para o projeto governamental, inclusive foi destaque na Agência Pará de Notícias devido tamanha e importante doação.
A parceria seria no sentido de expandirmos mais espaços de leitura em alguns pontos no Distrito de Icoaraci e ilhas adjacentes, iniciando pela Ilha de Cotijuba, distante cerca de 45 minutos de barco de Icoaraci. Outro espaço é o Centro Comunitário do bairro Park Zobhi e de uma escola pública da rede estadual de ensino do bairro da Maracacuera.
Após a reunião, a mesma equipe visitou às obras da futura biblioteca comunitária do Park Zobhi, que foi idealizada pela Biblioteca Tavernard em parceria com a uma empresa de couros do Parque Industrial de Icoaraci,
O excesso de livros no acervo da Biblioteca Tavernard (cerca de 3, 5 mil exempalres) resultado de campanhas de arrecadação à comunidade estão à disposição para outros espaços e
Fonte Biblioteca Tavernard, 27.09.2005, 22:10h
Nenhum comentário:
Postar um comentário