quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Biblioteca adquire reedição do livro histórico de autoria do poeta Tavernard.

A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard adquiriu, deste junho de 2012, o livro "Fêmea". Trata-se de uma reedição histórica do primeiro e único livro publicado em vida pelo poeta Tavernard.
A primeira edição foi publicada em 1930, impresso nas oficinas gráficas do Instituto Lauro Sodré, sendo agora reeditada, revisada e atualizada em 2011 pela Editora Paka Tatu. Foi incluido nesta nova publicação notas e prefácios pelo escritor, jornalista e professor Alfredo Garcia-Bragança. 
O escritor Georgenor Franco descreveu o livro "Fêmea" da seguinte forma:
"O fundo sociológico de seus contos - os de Fêmea- é notável. Ninguém até hoje nos descreveu melhor o subúrbio de Belémnem nos falou com mais humana verdade do que ele sobre o drama anônimo do proletariado, que, era, na afirmativa de Tavernard, 'um formigueiro arrasado pela fome ao trabalho e devolvido do trabalho com a fome'".
O livro está para consulta in loco na Biblioteca para os leitores que desejarem tirar suas curiosidades sobre esta preciosidade literária produzida das penas do grande poeta icoaraciense Antônio Tavernard. Eis abaixo a capa do nova reedição do livro que manteve o desenho artístico original da primeira edição. 


Fêmea - Antonio Tavernard 


Fonte: FRANCO, Georgenor. Um poeta, um destino. Asas da Palavra, Belém, v.4, n.9, out.1998, p.12-15. Revista da Universidade da Amazônia (UNAMA). Adaptado pela Biblioteca Tavernard, 27 set. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário