sábado, 26 de agosto de 2017

SARAU LITERÁRIO A NOITE É UMA PALAVRA LEVA POESIA E MÚSICA PARA A ORLA DE ICOARACI

O Distrito de Icoaraci foi agraciado com a realização do Sarau Lítero Cultural "A noite é uma palavra" promovido pela Fundação Cultural do Pará, contando com a parceria com a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, Agência Distrital de Icoaraci e escolas públicas do Distrito.  O evento ocorreu no dia 25 de agosto a partir das 19:00h na Concha Acústica da Orla de Icoaraci.

A programação que é destinada à comunidade em geral, pessoas que gostam de literatura, crianças, estudantes, professores e poetas, reuniu nomes da literatura e da música local.  O “A Noite é Uma Palavra” é um projeto da Diretoria de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará. No sarau, os escritores convidados trazem em média cinco poemas autorais, e também podem escolher poemas de outros autores para compor a programação.

A Biblioteca Tavernard levou para o evento o toten do poeta Antonio Tavernard, haja vista o clima poético, nada mas justo a representação simbólica do poeta icoaraciense.  Apesar de não fazerem menção ao poeta Tavernard marcamos território como uma forma de protesto literário levando em consideração sua memória e descaso do governo quanto a Casa do Poeta em Icoaraci.

A programação teve como atrações os poetas e cordelistas, entre eles estão: Cláudio Cardoso, Apolo de Caratateua, Evanildo Mercês, Diego Amador, Francisco Mendes, Hugo Caetano, Hugo Chagas, Mário Zumba e Norma Teixeira. Participam também os contadores de histórias, Mauricio Delaroche, Janete Miranda e Inaiá Siqueira.

Ressalta-se que o evento foi divido em dois momentos, com início às 16h, na Biblioteca Pública Avertano Rocha, com “A Tarde é uma História” que vai contar com contação de histórias e apresentações de alunos de escola públicas do distrito.

O segundo momento foi na Concha Acústica, na Orla de Icoaraci onde foi realizada o sarau literário com o encerramento por conta do grupo musical Clave do Carimbó. Tanto o espaço da Biblioteca Avertano Rocha e a Concha Acústica receberam uma exposição de cordéis organizados pelo o grupo de Cordelistas da Amazônia.

Muitas pessoas de todas as idades estiveram prestigiando, foram momentos agradáveis aos ouvidos e a alma. Uma oportunidade direta com escritores e seus leitores, ou quem sabe ainda ganhar novos leitores para o cordel.


Alguns dos estudantes que participaram da intensa Semana do Folclore com atividades na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha.
Linda final da tarde na Orla de Icoaraci, os poetas e escritores se preparando para o Sarau Literário.

O Sarau Literário em sua plenitude, com os escritores se revezando na Concha Acústica. Detalhe para o toten do poeta Tavernard no lado direito.

Público diversificado no evento, congraçamento de famílias através da poesia e da música.

Fonte: Biblioteca Tavernard