terça-feira, 29 de novembro de 2016

LUTO NÃO HÁ COMO REGISTRAR TAMANHA TRAGÉDIA

A Biblioteca Comunitária Antonio Tavernard enquanto organismo vivo de incentivo a leitura, a cultura e  a cidadania jamais poderia de registrar sua solidariedade a cidade de Chapecó, SC quanto ao trágico acidente que vitimou praticamente toda a equipe de futebol da Associação Chapecoense e vários jornalistas e radialistas esportivos no dia 29 de novembro de 2016. 

A Biblioteca que homenageia o poeta que escreveu o hino oficial do CLUBE DO REMO tem em sua essência a paixão pelo futebol.  Sua inspiração pelo futebol também consolida o trabalho da Biblioteca, pois todos somos movidos pela paixão do esporte. 

Não foi mais um acidente aéreo, mas sim uma tragédia para uma pequena cidade e que abalou profundamente um país. A comoção não é causada pela mídia, mas pelo amor dos brasileiros a sua marca maior - o futebol. 

Não importa a torcida, a cor da bandeira, a religião, a classe social, mas sim a união pela solidariedade. 

Que Deus possa iluminar e direcionar cada família neste momento triste de suas vidas.



sábado, 5 de novembro de 2016

EVENTO INTERNACIONAL NA ÁREA DE BIBLIOTECAS

Compartilhamos em nosso blog institucional o interessante evento internacional na área de bibliotecas no Brasil que ocorrerá no período de 07 a 09 de novembro de 2016 em São Paulo/ SP. 

Inspirar, fortalecer, transformar

O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias é uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura para inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural as mais de 800 bibliotecas existentes nos 645 municípios paulistas.

Ao lado de outras ações, como o Prêmio São Paulo de Literatura e do programa Viagem Literária, o Seminário Biblioteca Viva é parte integrante de um conjunto de atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da São Paulo – SisEB, coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura para a propagação do livro e do gosto pela leitura no Estado de São Paulo.

Evento que vem se consolidando anualmente desde 2008, o Seminário Biblioteca Viva chega à sua 9ª edição apresentando uma programação baseada na crença de que a inspiração trazida por palestrantes e convidados, brasileiros e internacionais, é fundamental para ampliar as percepções dos gestores públicos e dos profissionais que atuam nas bibliotecas de São Paulo e de outros estados brasileiros.

A partir deste fortalecimento individual, abrem-se oportunidades para desencadear ações transformadoras nas unidades que interagem diretamente com o público de cada município, repercutindo na melhoria dos serviços prestados e na consolidação do nosso patrimônio cultural. Assim, promove-se a afirmação da cidadania que contribui para construção de uma sociedade consciente de seus valores individuais e coletivos.

São os pequenos movimentos do cotidiano, empreendidos por centenas de pessoas que integram as equipes das nossas bibliotecas, que fazem circular o espírito criativo entre profissionais e usuários, facilitando a fruição literária e o acesso à informação qualificada para acompanhar as mudanças do nosso tempo.

Tendo o livro, a leitura e a literatura como ponto de convergência, as bibliotecas de acesso publico são ambientes que reúnem imenso potencial para promover a interligação das diferentes correntes da nossa cultura. Essa aptidão natural propicia oportunidades de convivência social e de consumo cultural enriquecedores.

A biblioteca viva que aspiramos precisa ouvir, refletir, debater, acolher, registrar e promover a circulação de ideias. Para tanto, precisa se fortalecer continuamente para transformar a paisagem cultural de suas comunidades. E essa transformação começa pelas pessoas. Começa em cada um de nós que estamos aqui em busca de inspiração e de mais conhecimento para exercer a nossa vocação.


Fonte: Secretaria de Estado da Cultura. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://bibliotecaviva.org.br/inspirar-fortalecer-transformar/