segunda-feira, 15 de junho de 2015

14º Arraiá Cultural da Biblioteca Tavernard foi um sucesso.


A 14ª edição do ARRAIÁ CULTURAL DA SEXTA RUA promovido pela Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard foi um sucesso de organização, novidades e participação da comunidade. Este ano a programação se estendeu por três dias consecutivos: 12 a 14 de junho, começando sempre às 17:00h.



Este ano a programação se estendeu por três dias consecutivos: 12 a 14 de junho, começando sempre às 17:00h no “Terreiro da Tavernard” (trecho em frente a Biblioteca) cuja área foi toda ornamentada com palmeiras de açaizeiros, bandeirolas e com faixas do mascote “Zé bandeirola”, símbolo maior do Arraiá Cultural.


CORTEJO CULTURAL PELAS RUAS DE ICOARACI


O Arraiá Cultural foi aberto oficialmente no dia 12 de junho a partir das 17:00h com a chegada do Cortejo Cultural que saiu da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, localizada na Rua Manoel Barata (segunda rua), percorrendo a Travessa Pimenta Bueno até a Rua Santa Izabel onde fica localizada a Biblioteca Tavernard. Foram 1,2 km de cortejo, reunindo crianças, adultos, diretores das duas bibliotecas, organizadores do Arraiá Cultural e outros convidados. 
Os participantes acompanhados do Boi Bumbá Paraense que pertence a Biblioteca Municipal, seguiram na toada do boi pelas ruas, cantando e dançando, chamando atenção das pessoas que estavam em frente às suas casas em uma tarde ensolarada no bairro do Cruzeiro.
Na sua chegada na Biblioteca Tavernard por volta das 17:40h houve a entrega simbólica do Boi Paraense que ficou em exposição até o dia seguinte para sua apresentação oficial na Arraiá Cultural.










LANÇAMENTO DO BOI PINGO D`ÁGUA (BOI AZUL) DA BIBLIOTECA TAVERNARD 



A grande novidade este ano foi o lançamento do Boi Bumbá Pingo D`Água (Boi Azul) pertencente a Biblioteca Tavernard no dia 13 de junho.
A ideia original foi criação do mestre “Rica” (Ricardo Nogueira, carnavalesco, presidente do Bloco Acadêmicos da Sexta) que pertence ao grupo de voluntários da Biblioteca Tavernard.
O Boi Azul foi confeccionado com materiais tipicamente regionais, como talas de miritis e fios de algodão, além de tecidos de veludo, fitas coloridas e flores artificiais.
Como é o primeiro ano, o boi ainda não tem comédia para apresentar, esteve apenas acompanhando outros grupos nas apresentações.






 
SHOW DAS MISSES E MISTERS PIPOCAS MIRINS E DA TERCEIRA IDADE DA COMUNIDADE



Como todos os anos as apresentações das misses e dos misters pipocas mirins, além da miss da Terceira Idade foi um espetáculo de cores, ritmos contagiantes e muita animação.

As crianças entre 03 a 10 anos de idade deram um show, contando com a presença das torcidas formadas por familiares e amigos, a cada apresentação o público aplaudia as candidatas e os candidatos. 






ESPETÁCULO E COLORIDO DOS GRUPOS NOS DIAS 13 E 14 DE JUNHO



A programação nos dias 13 e 14 de junho foi um espetáculo de cores, ritmo e simetria nos passes das quadrilhas juninas e dos grupos juninos.

As atrações este no Arraiá Cultural foram: 

- Boi Bumbá Rosa Branca: tradicional grupo com mais de 35 anos de existência no Distrito de Icoaraci, coordenador pelo Sr. Mário; 

- Vaquinha Mimosinha e Oncinha Pintadinha: simpáticos grupos formados por crianças, coordenado pela Sra. Lourdes;

- Grupo Cordão do Bacu: grupo formado por crianças que dão um show na interpretação das personagens tipicamente amazônicas;

- Boi Bumbá Resolvido: grupo adulto com mais de 50 anos de história, muito contagiante as toadas e seus adereços; 

- Boi Bumbá Paraense : especialmente convidado junto a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, participou nos dias 12 e 13, sendo que no dia 12 houve o arrastão cultural pelas ruas de Icoaraci;

- Boi Bumbá Pingo D`água (Boi Azul): lançamento da Biblioteca Tavernard neste ano, esteve presente em todo evento, participando com os demais grupos; 

Quanto às quadrilhas juninas houve a participação da Quadrilha Brasileirinha, Quadrilha Moreninha da Campina, Quadrilha Estrela Junina e Quadrilha Furacão Junino da Ilha de Caratateua (Outeiro).

Vale ressaltar que a Quadrilha Furacão Junino foi à campeã do Concurso do Arraiá da Capitá do Distrito de Icoaraci 2015, evento este promovido pela FUMBEL e Agência Distrital de Icoaraci (ADIC) na Praça da Matriz no mesmo período do Arraiá da Sexta Rua. 






















SUCESSO DE PÚBLICO 



Como em todos os anos a 14ª edição do Arraiá Cultural teve sucesso de público, com estimativa de mais de 1,2 mil presentes nos dois dias de apresentação dos grupos. 







O sucesso do evento é resultado da parceria da Biblioteca Tavernard, comunidade da Rua Santa Izabel e dos órgãos competentes do Estado e município, visando segurança e conforto ao público presente.

Este ano a Agência Distrital de Icoaraci (ADIC) através de sua Assessoria de Cultura oficializou a apresentação de alguns grupos no Arraiá da Sexta Rua. Além disso, houve a limpeza do logradouro pela equipe da ADIC nos dias que antecederam o evento e disponibilidade de 02 refletores que proporcionou uma linda arena junina. 

Os órgãos competentes: FUMBEL, SEMMA, SEMOB e DPA, além do apoio preventivo do 10º Batalhão da Polícia Militar nos garantiu que o evento fosse realizado dentro dos tramites legais e de acordo com a Portaria que normatiza os eventos juninos no Estado. 

A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha através de sua Diretoria estiveram presentes no evento, nos disponibilizando a presença do Boi Bumbá Paraense no evento. 

A marca de credibilidade e organização do Arraiá Cultural é fruto da iniciativa dos próprios organizadores e com o apoio da comunidade local.




 Fonte: Biblioteca Tavernard, jun. 2015.