quinta-feira, 21 de junho de 2012

Arraiá Cultural da Biblioteca Tavernard foi um sucesso.


Realizou-se no dia 16 de junho de 2012 (sábado) à Rua Santa Izabel (entre Trav. Pimenta Bueno e Av. Lopo de Castro), bairro do Cruzeiro, Icoaraci, o tradicional Arraiá Cultural da Biblioteca Tavernard, este ano completando 12 anos de existência.
Seu caráter folclórico-cultural tornou-se referência nesta época do ano na comunidade atendida pela biblioteca. Segundo estimativa dos organizadores, aproximadamente 1.500 pessoas de todas as idades e de diferentes bairros de Icoaraci prestigiaram o evento.






Média de quase 1.500 pessoas prestigiaram o evento. 


Houve queima de fogos e apresentação inédita da mascote do Arraiá Cultural na abertura do evento. Tal mascote foi confeccionado artesanalmente pelo “Mestre Rica” que utilizando de seu talento e criatividade deu vida ao “Zé Bandeirola” que desde 2004 tornou-se marca registrada da festa.







"Zé Bandeirola" pela primeira vez ganha vida no Arraiá Cultural da Sexta Rua. 
Marca registrada do evento nestes doze anos de tradição. 






Flagrante dos preparativos do Arraiá Cultural 2012.


Barraca do Arraiá




Aspecto da Rua Santa Izabel (6ª rua) pronta para receber as atrações da noite.


Participação especial do humorista Tititica fazendo o público rir de alegria.



Aspecto do público que veio prestigiar em massa o Arraiá Cultural. 


Torcida organizada de uma das misses mirins. 
Momento de confraternização entre as famílias. 


Grupo da Terceira Idade "Vida Nova". Esbanjando saúde e muita disposição.

Coordenadores do Arraiá Cultural e seu Mascote "Zé Bandeirola".


Logo em seguida as “Misses mirins” em duas categorias (crianças entre 4 a 9 anos de idade) deram seu show de simpatia, beleza e coreografia. Assim como nos outros anos, às crianças abrem a programação, onde as famílias se reúnem em torcidas sadias para brincarem e se contagiarem de momentos de pura confraternização.

"Misses mirins": simplicidade, simpatia e espetáculo das crianças no Arraiá Cultural da Biblioteca. Momento de confraternização das famílias da Comunidade do bairro do Cruzeiro. 

Organizadores do evento com as "Misses mirins" e participação do humorista Tititica.

O humorista, radialista e palhaço “Tititica” teve participação especial no Arraiá e fez a apresentação das misses com muita irreverência, humor e brincadeiras, cujo, o público respondeu com muitos risos e aplausos.

Logo após as misses, começaram as apresentações das agremiações juninas na seguinte ordem: Quadrilha Pimentinha da Campina, Grupo Dons, Cordão do Bicho Bacu, Grupo Nova Vida na Terceira Idade, Vaquinha Mimosinha, Grupo Vida Ativa da Terceira Idade (vindo com 25 integrantes do município de Salvaterra, Ilha de Marajó), Quadrilha Explosão Junina, Boi-bumbá Resolvido, Boi-bumbá Paraense, Quadrilha Nova Geração e Quadrilha Maluca. 



Cordão do Bicho Bacu: criatividade bem original da 
representatividade da fauna e da cultura amazônica. 


Quadrilha Nova Geração. 




Boi Bumbá Resolvido: quase cinco décadas de história e tradição 
se apresentando no Arraiá Cultural. 



Grupo Vida Ativa da Terceira Idade vindo de Salvaterra (Ilha de Marajó)
 prestigiar o evento em Icoaraci.


Vaquinha Mimosinha e sua apresentação com muita 
empolgação por parte das crianças do grupo.


Vale ressaltar que o Arraiá Cultural mais uma vez trouxe um grupo com participação especial, ano passado 60 pessoas do Grupo Renascer da Terceira Idade vieram da cidade de Carutapera (MA) e este ano foi a vez de Salvaterra marcar presença.
O Arraiá Cultural contou com o apoio da Agência Distrital de Icoaraci (ADIC) que nos viabilizou através de ofício dois refletores e alguns grupos com aval da FUMBEL para se apresentarem na programação, além da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha que nos liberou o “Boi bumbá Paraense”. A divulgação cultural foi através da Rádio Sorriso FM e do blog oficial da Biblioteca Tavernard.

Fonte: Biblioteca Tavernard, 20 de junho de 2012.

terça-feira, 12 de junho de 2012

FBN insere Biblioteca Tavernard em Cadastro Nacional

A Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard deu mais um grande passo rumo a sua consolidação enquanto entidade cultural que visa incentivar a leitura e a cultura, oportunizando o acesso a informação e disseminando o conhecimento junto a comunidade icoaraciense.
Trata-se de sua inclusão com sucesso, neste mês de junho de 2012 no CADASTRO NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS da FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (FBN) com sede na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 
Através do Portal do Livro da FBN agora é possível acessar às informações sobre a Biblioteca Tavernard, que a partir de agora encontra-se cadastrada no SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (SNBP) e está inserida na lista de bibliotecas brasileiras de acesso público. 
De acordo com a FBN "o objetivo deste cadastro é mapear de maneira abrangente todas as bibliotecas existentes no país, levantando dados sobre a relação institucional, público, acervo, serviços, infraestrutura e gestão. Devem cadastrar-se bibliotecas: públicas estaduais e municipais, comunitárias urbanas ou Rurais, pontos de leitura, escolares e universitárias".
Este cadastro permite ao MINISTÉRIO DA CULTURA por meio da FBN a visualização da realidade das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias e segmentos, permitindo desta maneira a implementação de programas de modernização e atualização de acervos de todas as bibliotecas inseridas no sistema.

Biblioteca Tavernard, 12 jun. 2012, 15:40h.
Fonte: Fundação Biblioteca Nacional / http://www.bn.br/portal/